Folha de S. Paulo


Fundação Casa tem fuga e motim em SP; 36 fogem

Ao menos 36 internos de duas unidades da Fundação Casa (antiga Febem) na Vila Maria, zona norte de São Paulo, fugiram na noite desta sexta-feira (14). Outros adolescentes, que não conseguiram deixar as unidades, deram início a um motim e mantiveram funcionários reféns.

Segundo a assessoria de imprensa da Fundação Casa, as fugas ocorreram nas unidades Nova Vida e Paulista, que ficam uma em frente à outra, por volta das 21h35.

Segundo a instituição, os adolescentes conseguiram fugir escalando os muros das unidades. Dos fugitivos, 8 foram capturados na região. No total, somam-se 120 internos nas duas unidades.

Os últimos quatro funcionários feitos reféns na unidade Paulista foram libertos à 1h da manhã - um dos quais com ferimentos na cabeça e os outros três com lesões de menor gravidade - e foram atendidos em prontos socorros locais. Dentre os adolescentes, 2 precisaram de atendimento médico e foram encaminhados para unidades de saúde.

A direção das unidades, uma superintendente de segurança da Fundação Casa e corregedores foram ao local e conversaram com os adolescentes para que eles se entregassem.
Policiais do batalhão de choque da polícia militar também acompanharam o motim.

Outros três funcionários conseguiram deixar as unidades, com ferimentos leves, antes da libertação dos últimos reféns e foram dirigidos a hospitais da região. Não foi especificado em qual das duas unidades eles eram mantidos.

As circunstâncias da ação de fuga serão investigadas pela corregedoria da Fundação Casa.


Endereço da página: