Folha de S. Paulo


Peça se solta no ar e avião da Gol muda local de pouso no Rio

Um avião da Gol que saiu do aeroporto de Guarulhos na manhã deste sábado (8) com destino ao Rio de Janeiro teve de pousar em um aeroporto diferente do previsto em razão de uma parte da carenagem que recobre o motor ter se soltado durante o voo.

De acordo com a empresa aérea, o Boeing 737-800, que realizava o voo G3 1700, iria para o aeroporto Santos Dumont, mas pousou às 6h54 no Galeão por medida de segurança.

"A aterrissagem e desembarque dos 67 passageiros transcorreram normalmente", afirma a empresa, em nota. A Infraero confirma a informação.

Juliana Verboonen/Leitora
Avião da Gol que perdeu carenagem da turbina em voo neste sábado
Avião da Gol que perdeu carenagem da turbina em voo neste sábado

A jornalista Juliana Verboonen, 32, apresentadora da TV Gazeta, conta que, entre 5 e 10 minutos após a decolagem, o avião começou a trepidar e podia-se ouvir um som alto na aeronave. Segundo ela, inicialmente a tripulação informou que se tratava de uma turbulência e pediu que os passageiros não se levantassem.

Verboonen afirma que a forte trepidação se manteve durante toda a viagem. "Não houve pânico, mas estávamos tensos", diz.

Jorge Barros, especialista em segurança do voo, diz que essa instabilidade acontece porque, com a carenagem solta, o ar não passa de modo constante pela turbina.

Isso pode causar outros problemas na carcaça do avião e danificar peças internas, o que geraria consequências mais graves. "O comandante tem de administrar as consequências do problema", afirma Barros, que considera essa falha "raríssima".

Para ele, o mais provável é que tenha havido falhas de manutenção, e não no desenho do avião. "Esse avião voa no mundo todo –tem milhares. Se fosse problema de projeto, essa falha teria acontecido centenas de vezes"

A Gol nega que tenha havido um pouso de emergência. De acordo com a companhia, a aeronave tinha condições de voo, mas o comandante decidiu trocar de aeroporto para que o pouso fosse feito com mais "conforto e segurança" –a pista do Galeão é maior do que a do Santos Dumont.

A Aeronáutica informa que vai investigar o incidente. Para o órgão, é importante descobrir os fatores que levaram ao problema e criar um procedimento para que isso não volte a ocorrer.


Endereço da página: