Folha de S. Paulo


Nível de água do sistema Cantareira volta a 16% após chuvas

O nível do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água em parte de São Paulo e da região metropolitana, subiu para 16% neste sábado (8).

Ontem, o sistema operava com 15,8% de sua capacidade. Segundo informações da Sabesp, o pior nível de sua história até então.

A razão para o aumento do nível do reservatório foi a chuva de ontem. Na região, o nível foi fraco a moderado. Já na capital, a chuva forte provocou alagamentos em diversos locais na cidade.

A intensidade da chuva manteve em estado de atenção as zonas leste, norte e sudeste da cidade, além da marginal Tietê, por volta das 20h de ontem.

Vários pontos de alagamento e árvores caídas também foram causados pelo temporal que caiu à tarde e se estendeu pela noite.

Jorge Araujo/Folhapress
Nível do sistema Cantareira teve segunda alta em quatro meses
Nível do sistema Cantareira teve segunda alta em quatro meses

O primeiro aumento no nível do sistema Cantareira nos últimos quatro meses foi registrado no sábado passado, quando o sistema atingiu 16,6% de sua capacidade.

A seca nos últimos meses colocou a Grande São Paulo em estado de alerta. Anteontem, o governo do Estado anunciou que a partir de segunda-feira (10) reduzirá em cerca de 10% a captação da água do sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

A captação da água no reservatório Cantareira diminuirá de 30m³/segundo para 27,9m³/segundo. Como antecipou a Folha na semana passada, o corte é resultado da determinação dos órgãos técnicos que regulam o sistema hídrico em São Paulo, a ANA (Agência Nacional de Águas), do governo federal, e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), do governo estadual.

O sistema é o maior da Grande São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, mais parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.


Endereço da página: