Folha de S. Paulo


Nove bairros de São Paulo serão abastecidos por outros sistemas

A Sabesp divulgou ontem uma lista de nove bairros paulistanos que deixarão de ser abastecidos pelo sistema Cantareira a partir de segunda-feira.

Pinheiros (zona oeste), Brooklin, Vila Olímpia e parte do Jabaquara (zona sul) passarão a receber água do sistema Guarapiranga.

Cinco bairros da zona leste serão abastecidos pelo Alto Tietê: Cangaíba, Carrão, Ermelino Matarazzo, Penha e Vila Formosa.

No total, 1,6 milhão de pessoas terão suas fontes de água alteradas. A Sabesp diz que a mudança não interromperá o fornecimento nem mudará o desconto para quem era abastecido pelo Cantareira e reduzisse seu consumo.

A alteração foi anunciada anteontem pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB) como medida para poupar o Cantareira, que vem operando nos níveis mais baixos da história.

Para evitar um colapso, o sistema passará a captar 10% menos água a partir de segunda. A redução não significa prejuízo no fornecimento de água, mas indica a gravidade da crise.

Decisivas para aumentar o nível dos reservatórios, as chuvas fortes e concentradas no sistema Cantareira estão fora da previsão do tempo de março, segundo meteorologistas.

Especialistas de três institutos -Inmet, Climatempo e Somar- afirmam que as chuvas deste mês não conseguirão reverter a seca que afeta o sistema desde dezembro.

Para Alexandre Nascimento, da Climatempo, se depender só da chuva prevista, a recuperação das represas será "mínima", pois a previsão é de que chova dentro da média de março.

Editoria de Arte/Folhapress

Endereço da página: