Folha de S. Paulo


Nível de água de Sistema Cantareira cai abaixo de 16% e bate novo recorde

O nível do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água em parte de São Paulo e da região metropolitana, voltou a cair nesta sexta-feira (7). Hoje, o sistema opera com 15,8% de sua capacidade. Esse é o pior nível da história, de acordo com informações da Sabesp.

Ontem, o sistema operava com 16%. O índice vem caindo diariamente nos últimos dias. No sábado (1), por exemplo, o reservatório tinha registrado o primeiro aumento em quatro meses e o volume era de 16,6%.

A seca nos últimos meses colocou a Grande São Paulo em estado de alerta. Ontem, o governo do Estado anunciou que a partir de segunda-feira (10) reduzirá em cerca de 10% a captação da água do sistema Cantareira, que abastece 8,8 milhões de pessoas na Grande São Paulo.

A captação da água no reservatório Cantareira diminuirá de 30m³/segundo para 27,9m³/segundo. Como antecipou a Folha na semana passada, o corte é resultado da determinação dos órgãos técnicos que regulam o sistema hídrico em São Paulo, a ANA (Agência Nacional de Águas), do governo federal, e o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), do governo estadual.

Jorge Araujo/Folhapress
Sistema Cantareira opera no limite por conta da falta de chuva; índice é histórico
Sistema Cantareira opera no limite por conta da falta de chuva; índice é histórico

A decisão dos órgãos reguladores foi tomada com base em recomendação do grupo técnico que monitora diariamente a situação do sistema Cantareira. A redução da captação de 30m³/segundo para 27,9m³/segundo, foi apontada pela Folha na edição de ontem (06).

Para minimizar os efeitos da determinação e evitar a implantação do racionamento no Estado imediatamente após a redução da captação no Cantareira, a Sabesp utilizará a água proveniente do reservatório do Alto Tietê e do sistema Guarapiranga para abastecer cerca de 2 milhões de pessoas. Ambos estão hoje com índices de abastecimento de 38,3% e 69%, respectivamente.

O sistema é o maior da Grande São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, mais parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.


Endereço da página: