Folha de S. Paulo


Mesmo com chuva, nível do sistema Cantareira volta a cair em SP

O nível do sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água em parte de São Paulo e da região metropolitana, voltou a cair neste domingo, mesmo com o registro de chuvas na região. Ontem (1º), o reservatório tinha registrado o primeiro aumento em quatro meses.

Nesta terça-feira, porém, o volume do sistema voltou para os 16,5% -no dia anterior ele era de 16,6%. Apesar da chuva que atingiu, em alguns momentos forte, a Grande São Paulo entre ontem e hoje, no reservatório da Cantareira, a Sabesp registrou apenas 0,1 mm de chuva.

O sistema Cantareira opera no pior nível da história. O menor índice foi registrado na sexta-feira, quando chegou a 16,4%.

Nelson Antoine/Parceiros Folhapress
Mesmo com chuva, nível do sistema Cantareira volta a cair em SP
Mesmo com chuva, nível do sistema Cantareira volta a cair em SP

A seca nos últimos meses colocou a Grande São Paulo em estado de alerta. Na quinta (27), um grupo técnico que acompanha o nível de abastecimento no Cantareira recomendou redução no volume de retirada de água dali -há a hipótese de rodízio em alguns bairros da capital.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) disse na sexta-feira (28) que a Sabesp não tem um plano de racionamento de água para a Grande São Paulo. A situação do sistema Cantareira será monitorada neste mês, afirma.

De acordo com o governo do Estado, a previsão meteorológica indica que as chuvas voltarão à média ainda durante o mês de março.


Endereço da página: