Folha de S. Paulo


'Tropa do Braço' será avaliada para uso em outros Estados, diz ministro da Justiça

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, afirmou nesta quarta-feira (24) que o uso da "Tropa do Braço" da Polícia Militar -grupo com conhecimento de artes marciais que vai aos protestos sem armas de fogo - vai ser avaliado para uso em outros Estados. São Paulo usou a tática pela primeira vez no protesto do último sábado (22).

"Houve inovação em relação à tática e o comportamento, essa tática será por todos nós avaliada. Há uma ação conjunta de secretários de segurança para discutirmos permanentemente a tática adequada", afirmou o ministro.

Ele disse que aquilo que for considerado "boas práticas" será discutido pelo grupo conjunto de secretários de Segurança, mas não adiantou se considerou bom o uso da "tropa do braço".

Cardozo também não quis comentar se houve excessos da PM. Disse que isso está sendo apurado pela Secretaria da Segurança Pública de São Paulo.

Em relação ao projeto de lei sobre vandalismo, o ministro afirmou que a versão preliminar foi finalizada na última sexta-feira (21) e encaminhada à Casa Civil.

Entre os pontos do projeto estão a vedação ao uso de máscaras e a necessidade de aviso prévio para a realização de manifestações.

"Estamos trabalhando em conjunto [com a Casa Civil] na formatação, que será transmitida à presidente da República assim que ela chegar de viagem", disse Cardozo.

O projeto precisa do aval da presidente antes de ser enviado ao Congresso Nacional. "É um projeto que desde já tem linhas muito claras de garantir a liberdade de manifestação, dar segurança ao manifestante e coibir abusos", afirmou o ministro.


Endereço da página: