Folha de S. Paulo


Adolescente amarrado a poste é detido em novo assalto em Copacabana

A história do adolescente que foi preso pelo pescoço a um poste, com uma tranca de bicicleta, há três semanas na zona sul carioca, ganhou um novo capítulo. Na última terça-feira (18), o menor voltou a uma delegacia, desta vez a DEAT (Delegacia Especial de Apoio ao Turista), detido sob suspeita de ter assaltado um turista em Copacabana.

De acordo com a Polícia Civil, o menor inicialmente assaltou uma turista canadense na avenida Atlântica. Depois, abordou um turista inglês, que reagiu. Outras pessoas que caminhavam pela orla saíram em defesa do estrangeiro.

O adolescente infrator, que estaria acompanhado por outros três na tentativa de assalto, acabou cercado pela população. O site da revista Veja informou que o menor levou uma série de tapas e disse às pessoas ao redor: "Eu sou o do poste. Parem de bater."

Posteriormente, foi levado para a DEAT. De lá, seguiu para a Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Segundo o Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), o menor teve a internação provisória decretada. Ele foi transferido para uma unidade na Ilha do Governador.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento de Social (SMDS) informou à Folha que o adolescente deu entrada em um abrigo do governo na madrugada do dia 1º de fevereiro.

Dez dias depois, acabou sendo levado para outra unidade, onde, de acordo com a Secretaria, "estava sendo montado um plano de desenvolvimento individual visando a reinserção social do mesmo".

E no dia 11 de fevereiro, durante um passeio de van, promovido pelo projeto, até a Praia de Copacabana, o menor fugiu.

HISTÓRICO DE VIOLÊNCIA

No dia 31 de janeiro, o mesmo adolescente foi encontrado nu preso a um poste com o cadeado de uma bicicleta no Flamengo, zona sul do Rio. Ele teria sido vítima de um grupo formado por jovens moradores da região, que decidiu atuar como uma tropa de justiceiros pelas ruas da área.

Em depoimento à polícia no dia em que foi amarrado, o menor disse que ele e três outros jovens foram cercados por um grupo de 30 homens, fortes e bem vestidos, em motos. Um deles estava armado com uma pistola.

Ainda na delegacia, o jovem de 15 anos relatou que dois de seus companheiros conseguiram fugir do cerco.

Ele e outro adolescente, com medo de serem baleados, ficaram no local e começaram a ser agredidos.

De acordo com o depoimento, os dois levaram vários golpes, alguns deles desferidos com capacetes.

Depois de algum tempo, o outro rapaz conseguiu escapar; ele ficou e continuou a ser agredido. Muito ferido e já sem roupas, o adolescente foi preso ao poste com um cadeado de bicicleta.
Entre os vários ferimentos, o jovem tem um corte na orelha, causado, segundo ele, por um golpe de capacete.

"Eu não estava fazendo nada errado", disse. Segundo seu depoimento, os quatro menores seguiam do Flamengo para a praia de Copacabana, onde dormiriam.

Depois de ser solto do posto pelos bombeiros, o adolescente foi levado para um hospital, de onde fugiu após receber atendimento.

Reprodução/Facebook/Yvonne Bezerra de Mello
Adolescente que foi encontrado ferido, nu e preso a um poste por um cadeado de bicicleta na semana passada, no Rio
Adolescente que foi encontrado ferido, nu e preso a um poste por um cadeado de bicicleta na semana passada, no Rio

Endereço da página: