Folha de S. Paulo


Após chuvas, nível das represas do sistema Cantareira volta a cair

O nível das represas que compõem o sistema Cantareira voltou a cair após as chuvas registradas no último final de semana. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o índice registrado hoje é de 18,2%.

O volume do sistema havia se estabilizado em 18,5% entre domingo e segunda-feira após ter registrado queda por 30 dias. A diminuição das chuvas, porém, fizeram com que o nível voltasse a cair ficando em 18,4% ontem e 18,2% nesta quarta-feira.

Desde 9 de fevereiro, o volume no sistema Cantareira tem ficado menor que 20%, nível considerado situação extrema pela Sabesp. Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.

Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a umidade diminuiu no Estado desde o final de semana. Com isso, devem acontecer pancadas de chuvas entre hoje e amanhã, mas rápidas e isoladas, se concentrando no norte e noroeste paulista.

Rubens Cavallari - 11.fev.2014/Folhapress
Reservatório do sistema Cantareira está em situação crítica; chuva ainda não atingiu região das represas na divisa de SP com MG
Nível do sistema Cantareira volta a cair após passagem de frente fria

Ontem, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) descartou a possibilidade de racionamento no Estado. "Hoje, está totalmente descartada essa questão (...) Se tivermos uma boa colaboração da população e uso racional da água, espero que não [haja problemas]", afirmou.

Para tentar diminuir o problema e evitar racionamento, o governo estadual lançou um programa que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água.

Segundo a Sabesp, na primeira semana em que o desconto passou a valer, entre os dias 2 e 9 de fevereiro, 302 milhões de litros de água foram poupados no sistema Cantareira -volume suficiente para abastecer 120 piscinas olímpicas.

O sistema é o maior da Grande São Paulo e abastece as regiões norte e central e parte das zonas leste e oeste da capital, além dos municípios de Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, mais parte de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.


Endereço da página: