Folha de S. Paulo


Mudança 'confina' carros e irrita moradores na região do Sumaré

A desativação de três conversões na rua Heitor Penteado, zona oeste, vem causando congestionamentos nos bairros Vila Madalena e Sumaré, separados pela via.

A mudança foi feita pela Prefeitura há três semanas, a fim de ampliar uma faixa exclusiva de ônibus.

O excesso de veículos e o barulho causado nas ruas residenciais, contudo, irritou moradores.

"Dias atrás, um marronzinho fechou a Heitor Penteado para passar mais gente da Vila Madalena para o lado do Sumaré", diz o consultor comercial Silvio Oliveira, 62.

"O pessoal daqui não convivia com tanto carro e barulho. Acho que essa medida deve ser repensada", afirma o analista de sistemas José Sokol, 54.

Moacyr Lopes Junior/Folhapress
Carro faz conversão proibida na rua Heitor Penteado, zona oeste de SP
Carro faz conversão proibida na rua Heitor Penteado, zona oeste de SP

IRREGULARIDADES

Com as mudanças, motoristas que usavam a conversão direta para a rua Apinajés, no sentido centro, devem andar mais um pouco e entrar à direita na rua Monsanto.

Depois, pegam a rua Miranda de Montenegro e seguem pela rua João Moura até a rua Abegoária, onde cruzam um semáfora para concluir o retorno.

Em dez minutos, a Folha presenciou 15 carros cometendo irregularidade para cortar caminho.

Os carros que vêm pela Heitor simplesmente sobem na calçada à direita e entram direto à esquerda na Abegoária, furando a vez de quem aguarda o semáfora abrir.

Gerente de um centro automotivo naquela esquina, Laercio Trindade, 33, disse que essas infrações se tornaram frequentes após a mudança. "Eles usam a nossa calçada para cortar caminho e evitar o semáforo. Assim, é como se ainda existisse a conversão, sem respeitar as pessoas na calçada", disse.

Também foram desativadas as conversões à esquerda nos cruzamentos da Heitor Penteado com as ruas Oscar Caravelas e Pereira Leite. Agora, em vez da Caravelas o motorista tem de usar as ruas Rifaina e Pedro S. de Almeida. Na Cerro Corá, que serve de alternativa para quem precisa acessar a Pereira Leite, ficou proibido estacionar nos dois sentidos.

OUTRO LADO

Há faixas informando as mudanças e, segundo a CET, agentes estão orientando os motoristas. Em nota, a companhia informou que "o objetivo é priorizar a circulação do transporte coletivo, melhorando o desempenho dos ônibus e reduzindo o tempo de espera nos cruzamentos".

Segundo a CET, as faixas exclusivas beneficiam 78.155 passageiros por dia útil, transportados no sentido centro, e outros 123.344 no sentido bairro.


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