Folha de S. Paulo


Nível do sistema Cantareira se estabiliza após 30 dias de queda

O nível das represas que compõem o sistema Cantareira se estabilizou nesta segunda-feira após registrar queda nos últimos 30 dias. Segundo a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o índice registrado hoje é de 18,5%, o mesmo do domingo (16).

O volume do sistema estava em queda desde o dia 18 de janeiro, quando o índice registrou 24,8%. Nesse período houve registro de chuvas, mas rápidas e isoladas. Em 9 de fevereiro, o volume no sistema Cantareira passou a ficar abaixo dos 20%, nível considerado situação extrema pela Sabesp.

Antigamente, volumes abaixo dessa marca nem contavam na medição, por serem considerados uma espécie de reserva do sistema.

Rubens Cavallari - 11.fev.2014/Folhapress
Reservatório do sistema Cantareira está em situação crítica; chuva ainda não atingiu região das represas na divisa de SP com MG
Nível do sistema Cantareira se estabiliza após 30 dias de queda

Mesmo com a estabilização do nível do sistema Cantareira, os reservatórios devem estar em situação crítica em abril, no começo do período de seca. Segundo a previsão, os reservatórios devem estar na temporada de seca operando com entre 35% e 40% de sua capacidade.

Para tentar diminuir o problema e evitar racionamento, o governo estadual lançou um programa que prevê desconto em troca da redução de 20% no consumo de água.

O sistema Cantareira é responsável pelo abastecimento de 9,8 milhões de pessoas na região metropolitana.


Endereço da página: