Folha de S. Paulo


Chuva reduz fornecimento de água em Campinas

As chuvas de sexta-feira (14) prejudicaram o fornecimento de água em Campinas, no interior de São Paulo. Diversos bairros da cidade foram afetados.

Em uma mensagem gravada no serviço de atendimento via telefone, a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento ) diz que a captação do rio Atibaia foi reduzida às 4h30 da manhã de sábado (15) devido à má qualidade das águas da chuva.

De acordo com o comunicado, a normalização do serviço se estenderá pela noite.

Mais cedo, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou o aumento imediato da vazão do sistema Cantareira para os rios da região de Campinas.

O acréscimo foi de 1 m3/s, o que representa um recebimento 25% maior de água na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) proveniente do sistema Cantareira.

Em entrevista à afiliada da Rede Globo em Campinas, o prefeito da cidade, Jonas Donizette (PSB), aliado de Alckmin no interior, afirmou que a medida afasta o risco de racionamento na cidade.

Antes do anúncio, as autoridades da cidade estudavam decretar racionamento de água na segunda-feira (17) caso o volume de chuva hoje e amanhã ficasse abaixo do previsto e o governo estadual não aumentasse a vazão de água do sistema Cantareira para os rios da região.


Endereço da página:

Links no texto: