Folha de S. Paulo


Alckmin aumenta vazão de represa para evitar falta d'água em Campinas

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou neste sábado (15) o aumento imediato da vazão do sistema Cantareira para os rios da região de Campinas, no interior de São Paulo.

O acréscimo foi de 1 m3/s, o que representa um recebimento 25% maior de água na bacia do PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí) proveniente do sistema Cantareira.

Em entrevista à afiliada da Rede Globo em Campinas, o prefeito da cidade, Jonas Donizette (PSB), aliado de Alckmin no interior, afirmou que a medida afasta o risco de racionamento na cidade.

O governador também informou, em visita à cidade na manhã deste sábado, que planeja construir duas novas barragens na região: Pedreira, no rio Jaguari, e a represa de Duas Pontes, no rio Camanducaia.

Antes do anúncio, Campinas aventava a possibilidade de decretar racionamento de água já na segunda-feira caso o volume de chuva hoje e amanhã ficasse abaixo do previsto.

A previsão é de chuva para este fim de semana, segundo o CPTEC/Inpe (centro de previsão do tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Na quinta-feira e ontem, no entanto, o volume não foi suficiente para aumentar a vazão do rio Atibaia, onde Campinas capta 95% da água que abastece a cidade.


Endereço da página:

Links no texto: