Folha de S. Paulo


Mais Médicos funciona há cinco meses sem fiscalização de conselhos

As consultas dos profissionais do Mais Médicos formados no exterior ocorrem desde setembro nas periferias das grandes cidades e no interior do país sem nenhuma fiscalização dos conselhos regionais de medicina.

O que tem havido, apenas, é um monitoramento interno desses médicos, realizado por tutores e supervisores indicados por universidades federais e contratados pelo próprio governo federal.

Já a fiscalização da atuação médica, com vistorias nas unidades –que, segundo a legislação, cabe aos conselhos regionais de medicina–, ainda não saiu do papel.

É justamente a partir desse ponto que começa um jogo de empurra entre o CFM (Conselho Federal de Medicina), crítico do programa desde a implementação, e o Ministério da Saúde, responsável pelo Mais Médicos.

Em todo o país, atuam nas unidades de saúde 5.839 médicos formados no exterior, em sua maioria cubanos.

Para o conselho federal, é o ministério quem impede o início da fiscalização in loco desses estrangeiros.

Segundo o CFM, o governo se nega a informar onde trabalham os estrangeiros e quem os supervisiona.

Editoria de Arte/Folhapress

Já o governo reafirma que cumpre seu papel e que cabe aos conselhos fiscalizar.

"O Ministério da Saúde nos impede de fiscalizar, o que é um contrassenso, a não ser que ele tenha algo a esconder, o que é muito pior", afirma o presidente do conselho federal, Roberto d'Avila.

Para Milton de Arruda Martins, professor de clínica médica da USP, como esses profissionais não precisaram fazer o teste de revalidação do diploma estrangeiro (o Revalida), é necessário agora que esses sejam submetidos a uma supervisão contínua.

DISPUTA

Entidades médicas e governo federal travam uma batalha desde a criação do programa, tido como a principal vitrine social para a reeleição da presidente Dilma.

Hoje, passados quase cinco meses do início do trabalho em campo, as entidades médicas dizem só ter recebido listas com o nome do estrangeiro e o município para qual ele foi encaminhado, sem o endereço da respectiva unidade de saúde.

"São cinco mil, quinhentos e tantos municípios", diz d'Avila. "Preciso saber onde o profissional trabalha", afirma o presidente, citando a dificuldade de achar um médico numa cidade como São Paulo, por exemplo, a maior do país.

Em nota encaminhada à reportagem, o ministério diz que, "para contribuir com o trabalho", "comunica o nome, o registro profissional e o município" onde cada um dos profissionais atuará.

A pasta não diz o motivo de não repassar os endereços profissionais dos médicos.

Em relação ao pedido de nomes dos tutores e supervisores, o ministério disse que o fornecimento "não está previsto na lei" e que o papel de aperfeiçoamento dos integrantes do programa cabe ser controlado pelos ministérios da Saúde e Educação.

O próximo passo desse embate pode chegar à Justiça. O conselho federal ameaça acioná-la para ter acesso aos endereços dos profissionais e o nome dos respectivos supervisores e tutores.

Fora do Mais Médicos, os conselhos regionais já fazem visitas periódicas de fiscalização a hospitais e unidades de saúde, em geral. No caso do programa federal, tem agido apenas pontualmente diante do recebimento de alguma denúncia.


Endereço da página: