Folha de S. Paulo


Prédio em São Mateus desabou por falha em estrutura, diz perícia

A perícia concluiu que a estrutura de concreto não suportava o peso da obra que desabou em São Mateus, na zona leste de São Paulo, em agosto do ano passado. O acidente matou dez operários e feriu 27.

A polícia indiciou sob suspeita de desabamento doloso (com intenção) o dono do prédio e um dos responsáveis pela obra. Para a polícia, Mustafa Abdallah Mustafa, 48, proprietário, e Alberto Alves Pereira, 47, filósofo apontado como responsável pela obra, não seguiram o projeto e, por isso, assumiram o risco de acidente.

A Justiça já havia determinado em dezembro os valores de indenização que serão pagos aos operários que trabalhavam na obra. Ao todo, a rede de lojas Magazine Tora Tora, que construía no local, e a empresa Jams Empreendimentos Agrícolas, dona do imóvel, pagarão R$ 3,5 milhões.

Os advogados dos indiciados não foram localizados para comentar a conclusão da perícia.

DESABAMENTO

O desabamento ocorreu na manhã do dia 27 de agosto, quando havia 36 operários trabalhando na obra que ocorria na rua Mateo Bei, na região de São Mateus, na zona leste de São Paulo.

Após o acidente, a administração municipal afirmou que a obra estava irregular e que a planta do prédio apresentada à prefeitura no pedido de alvará mostrava apenas um andar no imóvel, apesar dele ter dois. A polícia também não havia sido avisada do embargo da obra, o que deveria ter ocorrido.

Após o desabamento, funcionários do setor de fiscalização da Subprefeitura de São Mateus foram exonerados de seus cargos. Segundo a prefeitura, eles eram coordenador e supervisor técnico e foram exonerados após "declarações recentes que colocaram em dúvida suas condutas".


Endereço da página:

Links no texto: