Folha de S. Paulo


Bichos de estimação também sofrem com as altas temperaturas em SP

Coleira que refresca, protetor solar, sorvete e bebedouro portátil são parte do arsenal montado por clínicas veterinárias e pet shops para minimizar os efeitos do calor sobre animais de estimação.

Com temperaturas batendo recordes, os pets são potenciais vítimas de hipertermia (calor corporal excessivo), problemas respiratórios, alergias e queimaduras na pele e na base das patinhas.

Segundo o veterinário Mário Marcondes, diretor clínico do Hospital Veterinário Sena Madureira, na Vila Mariana (zona sul), a hipertermia pode levar a desmaios, convulsões e até a morte. A clínica teve 30% de aumento nos atendimentos no verão.

"Os cães não suam para controlar a temperatura interna, por isso ficam ofegantes e com a língua para fora", afirma o diretor.

Para combater o excesso de calor nos animais, o hospital importou uma coleira de borracha onde é colocado soro gelado. Ela não é vendida em lojas.

Fernando Ibañez, diretor dos hospitais públicos veterinários do Tatuapé (zona leste) e do Tucuruvi (zona norte), defende o uso do protetor solar. "Eles sofrem queimaduras e câncer de pele."

Lojas como Cobasi e Pet Center Marginal têm, por exemplo, sorvete para pets.

A corretora de imóveis Aline Dulon, 50, dá até gelo para sua cadela. "Tudo para refrescá-la."

Vinicius Pereira/Folhapress
Cadela Rebeca, internada após passar mal pelo calor, usa coleira com soro gelado dentro
Cadela Rebeca, internada após passar mal pelo calor, usa coleira de borracha com soro gelado dentro

Endereço da página: