Folha de S. Paulo


Matsu Ueti (1903-2014) - A japonesa mais idosa do Brasil

Japonesa da ilha de Okinawa, Matsu Ueti nasceu em 11 de dezembro de 1903, cinco anos antes de os primeiros imigrantes da terra do sol nascente chegarem ao Brasil.

Costume da época, seus pais logo combinaram um "miai', um casamento arranjado, com outra família.

Quando Matsu tinha 19 anos, seu pai a embarcou em um navio que tinha como destino o distante Brasil. Aqui estavam seu futuro marido e o restante de sua vida.

Após dois longos meses de viagem, a embarcação atracou no porto de Santos. Seu noivo, Kankiti Ueti, a esperava para outra viagem, desta vez para o interior de São Paulo, onde começariam a vida de casados trabalhando na lavoura de algodão e cereais.

O casal teve sete filhos —dois deles morreram após o parto— enquanto moravam nas cidades paulistas de Álvares Machado e Catanduva.

Acompanhando outros "isseis", os imigrantes japoneses da primeira geração, mudou-se para São Paulo em 61.

Aos 80 anos, e ainda com muita disposição, a "batyan" (avó, em japonês) começou a jogar gateball, uma mistura de golfe e bocha, popular entre os japoneses. Praticou o esporte até os 97, ganhando muitas medalhas e troféus.

Em seu centenário, foi homenageada pela Câmara de São Paulo e pelo prefeito de Okinawa. Exibia orgulhosa as várias honrarias que recebeu na vida, como o título de japonesa mais idosa no Brasil.

Era admirada por sua alegria, energia, doçura e lucidez. Morreu no sábado (1º), aos 110 anos. Viúva desde 49, deixa quatro filhos, 16 netos, 18 bisnetos e um trineto.

coluna.obituario@uol.com.br


Endereço da página: