Folha de S. Paulo


SP e Campinas disputam uso do sistema Cantareira de captação de água

São Paulo e Campinas estão em conflito. O motivo é a crise atual de fornecimento de água, que pode levar ambas as áreas a implementar racionamento de água.
Os mesmos rios, com recursos finitos e cada vez mais degradados, são usados para abastecer as duas cidades.

Por isso, tanto a ANA (Agência Nacional de Água), em nível federal, quanto o DAEE (Departamento de Água e Energia Elétrica), no Estado, revisam a cada mês quanto cada fornecedora pode captar do sobrecarregado sistema Cantareira.

Além disso, a cada década o grande plano de operação do Cantareira é revisto -processo que está em curso neste momento, em meio a uma das maiores estiagens que se tem registro no sistema.

A crise atual é tão grave que o diretor-presidente da ANA, Vicente Andreu, vai defender, na reunião da diretoria do órgão amanhã, que o debate das novas regras de operação seja interrompido.

"Não podemos discutir o futuro sem que esse episódio fora da curva que estamos vivendo termine", diz Andreu.

Por isso, é bem provável que as duas audiências públicas marcadas para esta semana, que discutiriam as novas regras de operação do Cantareira a partir de agosto, sejam canceladas.

Mas o debate em curso entre São Paulo e Campinas não envolve apenas o futuro. O presente também divide bastante as opiniões.

Na semana passada, o Ministério Público de Campinas recomendou aos responsáveis pelas regras do Canteira que obrigassem a Sabesp a retirar menos água dos reservatórios que administra no sistema.

Jorge Araujo/Folhapress
Nível de água do Sistema Cantareira, que abastece a maioria dos bairros de SP, é o menor da história
Nível de água do Sistema Cantareira, que abastece a maioria dos bairros de SP, é o menor da história

"A nossa intenção é preservar a qualidade do reservatório, inclusive para o período regular de estiagem, após abril", diz Rodrigo Garcia, promotor de Justiça de Campinas.

De acordo com ele, o abastecimento de São Paulo está sendo feito em detrimento da segurança hídrica de Campinas e cidades vizinhas.

A autorização dada tanto à Sabesp quanto à Sanasa (que abastece Campinas), prevê limites de segurança dos níveis dos reservatórios e uma poupança de água para eventos extremos, como o que está ocorrendo agora.

"É uma espécie de poupança virtual e pode ser que o sistema não se recupere depois. O risco de colapso existe", diz Garcia, que se reuniu com vários técnicos da área para fazer suas recomendações.

Especialistas ouvidos pela Folha confirmam que o sistema Cantareira está sendo operado dentro de um alto risco e que se não chover até março a situação será gravíssima.

A Sabesp, procurada, informou que cumpre todas as normas legais. Segundo o DAEE, quem responde pelo sistema Cantareira é a ANA, em Brasília.


Endereço da página: