Folha de S. Paulo


Sistema Cantareira atinge o menor nível em 10 anos, diz Sabesp

O sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo, atingiu o nível mais baixo dos últimos dez anos, segundo a Sabesp. Nesta terça-feira ele estava com 22,9% de sua capacidade, o que é considerado crítico pela empresa.

A principal razão para o baixo nível do sistema -que abrange os rios Jaguari, Jacareí, Cachoeira, Atibainha e Juqueri (Paiva Castro)- é o baixo volume de chuva. Segundo a Sabesp, choveu menos de 70% do esperado no ano passado e no início de 2014 a tendência de pouca chuva se manteve.

A Sabesp aponta que esse é o terceiro verão consecutivo com chuvas menores do que o esperado. Dados da empresa apontam que na mesma data em que estão sendo registrados 22,9% da capacidade, o sistema tinha 94,3% em 2011; 74,8% em 2012; e 52,3% em 2003.

Zanone Fraissat/Folhapress
Sistema Cantareira atinge o menor nível em 10 anos, diz Sabesp
Sistema Cantareira atinge o menor nível em 10 anos

O sistema Cantareira abastece mais de 8 milhões de pessoas das zonas norte, leste, oeste e central de São Paulo, Franco da Rocha, Francisco Morato, Caieiras, Osasco, Carapicuíba e São Caetano do Sul, além de parte dos municípios de Guarulhos, Barueri, Taboão da Serra e Santo André.

A empresa destaca que não adianta chover forte na cidade de São Paulo, pois não há como represar essa água para aproveitá-la depois para abastecimento. Ela aponta ainda que não existe possibilidade de criar uma represa na capital paulista, pois o espaço necessário é imenso.

Veja como economizar água:

- tome banhos mais curtos e feche o registro enquanto passa o sabonete e o xampu;
- não lave a calçada com mangueira. Use a vassoura para limpar o local;
- não lave o carro com a mangueira; use um balde;
- antes de lavar a louça, retire e excesso de comida com a esponja, sem usar água; deixe a torneira fechada ao ensaboar;
- acumule as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima. Faça o mesmo com a louça;
- deixe a torneira fechada enquanto escova os dentes ou faz a barba.


Endereço da página: