Folha de S. Paulo


Familiares das vítimas da boate Kiss farão 'Minuto do Barulho'

Familiares das vítimas da boate Kiss, cuja tragédia completa um ano nesta segunda-feira (27), e sobreviventes do incêndio farão ainda hoje dois eventos em homenagem aos mortos de Santa Maria (RS).

Uma concentração na praça Saldanha, marcada para as 17h, prevê um minuto de silêncio. Às 20h será realizado o "Minuto de Barulho", com sinos, buzinas e palmas.

Há um ano, 242 pessoas morreram após um incêndio tomar conta da boate da cidade gaúcha.

Após o ato das 20h, uma banda musical tocará 242 vezes a mesma batida em homenagens às vítimas da tragédia. O nome de cada uma delas será dito no local. Nas redes sociais, também foi criada uma campanha, pedindo que a população doe sangue.

Hoje termina também o 1º Congresso Internacional Novos Caminhos, organizado pela AVTSM (Associação de Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria), que começou no último dia 25 com objetivo de reunir diversos setores para discutir a tragédia e novos passos.

'ACORDA, SANTA MARIA!'

Antes, na madrugada desta segunda-feira (27), ativistas utilizaram instrumentos musicais, alto-falantes, caixas de som, palmas, 242 silhuetas desenhadas, velas acendidas e balões pendurados em frente a um órgão público numa vigília em frente à boate.

Os gritos de "Acorda, Santa Maria!" foram repetidos pela multidão que fazia a vigília. Pela manhã, pais e familiares saíram de frente a boate para uma caminhada. "E se fosse um filho seu?", questionaram.

"Amanhecer hoje foi mais complicado porque há um ano, os pais estavam acordando com a notícia sobre a Kiss", conta a psicóloga da Cruz Vermelha Melissa Couto, que acompanhou famílias das vítimas em frente ao prédio da boate.

Segundo ela, aproximadamente 40 atendimentos psicossociais durante as manifestações foram realizados da madrugada até esta tarde.


Endereço da página:

Links no texto: