Folha de S. Paulo


Detidos pela PM em ato contra a Copa são liberados em São Paulo

O dia do seguinte do aniversário de São Paulo começou com a liberação de 135 manifestantes que foram detidos pela PM durante ato contra a Copa do Mundo, realizado na região da avenida Paulista. Por volta das 2h30 de hoje, todos os envolvidos já haviam sido dispensados pela polícia.

Segundo Rogério de Camargo Nader, delegado assistente do 78º DP (Jardins), para onde 128 detidos foram encaminhados, as detenções foram feitas sob a suspeita de dano a uma agência bancária e a uma concessionária de veículos localizadas da rua Augusta, próxima à avenida Paulista.

O delegado disse que parte deles deve ser chamada para prestar novos depoimentos. Três menores de idade que estavam sem documento foram encaminhados à Fundação Casa para que fossem identificados.

Sabine Righetti/Folhapress
Manifestantes são detidos após ato contra a Copa do Mundo em São Paulo
Manifestantes são detidos após ato contra a Copa do Mundo em São Paulo

A Folha conversou com cerca de 30 detidos já liberados, que só falaram com a reportagem sob a condição de não serem identificados. A maioria reclamou de violência da Tropa de Choque após a invasão do hotel Linson, na rua Augusta, que os manifestantes usavam como refúgio.

Segundo os relatos, os policiais não estavam identificados e dispararam balas de borracha em manifestantes já rendidos e deitados no chão. Um dos detidos afirma ter visto uma mulher grávida ser imobilizada e receber tapas no rosto de um policial.

O estudante Carlos Correa, 28, disse que caminhava pela rua Augusta em direção à avenida Paulista, quando teria sido supreendido pela Tropa de Choque. Ele diz que sequer sabia que havia um protesto na região.

Assustado pelas bombas de gás lacrimogênio que a polícia estaria disparando, ele afirma ter entrado no hotel Linson, onde a maioria das detenções foi feita. Após a entrada da PM no hotel, ele também foi detido e levado ao 78º DP para prestar esclarecimentos.

Segundo a PM, outros manifestantes foram detidos no Centro de São Paulo e encaminhados ao 2º DP (Bom Retiro), onde foram identificados e liberados. Eles seriam adeptos da tática black bloc e são suspeitos de causarem danos a uma agência bancária.

A PM afirma que não houve excessos na abordagem aos manifestantes, que, em geral, não resistiram à ação da polícia.


Endereço da página: