Folha de S. Paulo


Após 4 horas, trens voltam a circular na linha 12 da CPTM em SP

A linha 12-safira da CPTM voltou a operar em toda sua extensão por volta das 21h desta sexta-feira após ficar mais de quatro horas fechada por conta de alagamentos e pela queda de um muro na via. Mais cedo, a empresa tentou liberar a linha, mas manifestantes colocaram fogo na via, em protesto.

Primeiro voltou a funcionar o trecho entre as estações Brás e Itaquaquecetuba, às 20h30. Meia hora depois, os trens começaram a circular também pelas estações Aracaré e Calmon Vianna. Apesar disso, as composições ainda operavam com velocidade reduzida e maior tempo de parada por volta das 22h.

Toda a capital paulista já tinha retornado para o estado de observação (normal) no horário. Apesar disso, persistiam quatro pontos de alagamentos, sendo dois intransitáveis, além de 20 quedas de árvores interrompendo vias, e 151 semáforos com problemas. Há relato de moradores de falta de luz em alguns pontos da cidade.

Após a chuva, moradores da zona leste protestaram contra os alagamentos e outros estragos causados pelas chuvas. Um grupo queimou um ônibus e saqueou um caminhão na região de Itaim Paulista.

Mais cedo, o aeroporto de Congonhas (zona sul) fechou para pousos e decolagens por cerca de 30 minutos por conta da chuva. Já o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (na Grande São Paulo) não teve restrição, mas 24 voos alternaram para outros aeroportos de São Paulo, de Rio, Minas e Paraná.

Ontem, ao menos dois córregos também transbordaram e uma casa desabou na zona sul por conta das chuvas. O tempo não deve mudar muito no final de semana. O dia deve ser de calor, com pancadas de chuvas à tarde. Os termômetros podem marcar até 32ºC.

Veja onde estão os pontos de alagamento:

Intransitáveis
- av. Senador Queiroz, altura da rua da Cantareira, sentido único;
- av. Vitor Manzini, altura da praça Dom Francisco de Sousa, sentido bairro;

Transitáveis
- rua Cel. Marques Ribeiro, altura da rua Miguel Mentem, ambos os sentidos;
- av. Cruzeiro do Sul, altura da rua João Pacheco, sentido único.


Endereço da página:

Links no texto: