Folha de S. Paulo


Após chuva, ato de vandalismo mantém trens da linha 12 parados

A linha 12-safira da CPTM continuava com a circulação de trens interrompida por volta das 20h desta sexta-feira. A via, que liga as estações Calmon Viana e Brás, chegou a ser liberada, mas pessoas colocaram fogo em protesto, e fizeram com que a circulação voltasse a ser suspensa.

A interrupção dos trens começou por volta das 16h40 devido a vários pontos de alagamento e pela queda de um muro sobre a via. Posteriormente, foi colocado fogo na via na altura das estações Comendador Ermelino e Aracaré. A CPTM afirmou, às 20h, que trabalha para a liberação do local, que deve ocorrer em breve.

No horário, toda a capital paulista já tinha retornado para o estado de observação (normal). Apesar disso, persistiam oito pontos de alagamentos, sendo seis intransitáveis, além de 11 quedas de árvores interrompendo vias, e 124 semáforos com problemas.

A situação mais grave na cidade foi na zona leste, onde houve o transbordamento dos córregos Itaim, Itajuíbe e Três Pontes, na região de Itaim Paulista, e do rio Tietê, na região de São Miguel Paulista. Também houve transbordamento no córrego Ipiranga, na zona sul.

Apesar dos dados do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências), da prefeitura, que aponta transbordamento de 12 cm, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica), do governo estadual, afirmou que o rio Tietê não transbordou. O órgão disse em nota que "em um trecho na área do Jardim Romano, o rio chegou perto do seu limite, mas não houve transbordamento."

Após a chuva, moradores da zona leste protestaram contra os alagamentos e outros estragos causados pelas chuvas. Um grupo queimou um ônibus e saqueou um caminhão na região de Itaim Paulista.

Mais cedo, o aeroporto de Congonhas (zona sul) fechou para pousos e decolagens por cerca de 30 minutos por conta da chuva. Já o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (na Grande São Paulo) não teve restrição, mas 24 voos alternaram para outros aeroportos de São Paulo, de Rio, Minas e Paraná.

Ontem, ao menos dois córregos também transbordaram e uma casa desabou na zona sul por conta das chuvas. O tempo não deve mudar muito no final de semana. O dia deve ser de calor, com pancadas de chuvas à tarde. Os termômetros podem marcar até 32ºC.

Veja onde estão os pontos de alagamento:

Intransitáveis
- av. Senador Queiroz, altura da rua da Cantareira, sentido único;
- av. Alcântara Machado, altura do viaduto Guadalajara, ambos os sentidos;
- av. Roque Petronio Junior, altura da av. Santo Amaro, ambos os sentidos;
- av. Vitor Manzini, altura da praça Dom Francisco de Sousa, sentido bairro;
- av. Vicente Rao, altura da rua Dr. Joviano Telles, ambos os sentidos;
- av. Professor Abraão de Moraes, altura do Bosque da Saúde, sentido Santos.

Transitáveis
- av. das Nações Unidas, altura da rua prof Ariovaldo Silva, ambos os sentidos;
- av. do Estado, altura da rua São Caetano, sentido Santana.


Endereço da página:

Links no texto: