Folha de S. Paulo


Estudantes da Gama Filho são detidos por acampar no Congresso

Um grupo de 13 estudantes da Universidade Gama Filho que acampavam desde a semana passada na área externa do Congresso Nacional foi detido na noite desta segunda-feira (20).

De acordo com a Delegacia do Senado, foi dado um prazo a eles até as 20h desta segunda para que saíssem do local. Como o prazo foi descumprido, os policiais legislativos forçaram a saída deles e os enquadraram no crime de desobediência, de menor potencial ofensivo. Houve confusão na retirada dos estudantes mas, segundo a polícia, ninguém ficou ferido.

Os estudantes foram levados para a Delegacia do Senado, onde prestam depoimento, e depois serão liberados. Seus pertences também foram apreendidos e só devem ser devolvidos depois. Nenhum deles era menor de idade, segundo a polícia.

Eles estavam acampados em protesto por causa da situação da Universidade Gama Filho, que foi descredenciada pelo Ministério da Educação na semana passada por enfrentar problemas. O atraso no pagamento de professores e funcionários provocou sucessivas greves e prejudicou o cronograma de aulas.

Segundo a Delegacia do Senado, não é permitido acampar na área do Congresso Nacional, por isso eles foram retirados.


Endereço da página:

Links no texto: