Folha de S. Paulo


Maranhão começa a transferir presos de Pedrinhas para presídios federais

Depois de críticas pela demora em remoção de líderes de facções, o governo do Maranhão começou a transferir nesta segunda-feira (20) os primeiros presos do complexo penitenciário de Pedrinhas, em São Luís, para presídios federais de segurança máxima.

Pedrinhas foi alvo de críticas até de órgãos internacionais depois da morte de 62 presos dentro da unidade desde 2013. O número de transferidos e os locais de destino não foram informados pela Sejap (Secretaria de Estado de Justiça e Administração Penitenciária), segundo a pasta, "por questões de prevenção e segurança".

Os presos foram transportados em uma aeronave da Polícia Federal. As famílias dos detentos, segundo a Sejap, foram informadas da transferência.

O governo solicitou ao Ministério da Justiça a remoção de 35 presos, mas apenas nove se encaixam no perfil para se manterem em presídios federais. Entre as características necessárias, definidas por decreto federal, estão a de o preso ser um líder de facção ou estar envolvido em episódio de violência em seu presídio de origem.

Na semana passada, a Amma (Associação de Magistrados do Maranhão) criticou o atraso no pedido para transferência de presos, já que o ministério havia disponibilizado 50 vagas em penitenciárias federais.

Em entrevista a rádios de Minas Gerais nesta segunda, a presidente Dilma Rousseff disse que o governo federal disponibilizou R$ 1,1 bilhão aos Estados para que eles construam novos presídios. A verba, ainda segundo a presidente, permitirá que sejam criadas 47,4 mil novas vagas em penitenciárias estaduais.


Endereço da página:

Links no texto: