Folha de S. Paulo


Raio atingiu também a cabeça da estátua do Cristo Redentor

Além da mão direita, a cabeça da estátua do Cristo Redentor, no Corcovado, também foi a tingida por um raio, durante o temporal da última quinta-feira, contou o padre Omar Raposo, responsável pelo santuário.

O monumento tem para-raios no topo. Padre Omar afirmou que aguarda parecer de engenheiros para conhecer a extensão dos estragos e uma provável avaliação do sistema antirraios do local.

Após o fim da tempestade de quinta-feira, a Arquidiocese do Rio constatou que raios danificaram dois dedos da mão direita da estátua. Outra descarga elétrica destruiu uma placa de informações, de mármore, ao lado do Cristo.

Antonio Lacerda/Efe
Raio atinge a mão do Cristo Redentor durante o temporal que atingiu o Rio na noite de quinta-feira (16)
Raio atinge a mão do Cristo Redentor durante o temporal que atingiu o Rio na noite de quinta-feira (16)

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o monumento do Cristo Redentor é atingido por raios pelo menos seis vezes anualmente.

A restauração da estátua, prevista para começar nesta terça-feira, já estava agendada e não tem relação com os danos provocados por raios, de acordo com o padre Omar Raposo.

Ele disse também que obteve patrocínio de uma empresa privada, válido por um ano, para a manutenção do monumento.

O padre acompanhou neste domingo a visita do arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta –nomeado cardeal pelo Papa Francisco há uma semana– ao bloco carnavalesco Cacique de Ramos, na zona norte.

Nesta segunda-feira (20), feriado municipal, a procissão de São Sebastião, padroeiro da cidade, sairá às 16h da Igreja dos Capuchinhos, na Tijuca, zona norte, em direção à Catedral Metropolitana, no Centro do Rio.


Endereço da página: