Folha de S. Paulo


Prouni bate recorde e tem 1,26 milhão de inscritos; resultado sai na segunda

A primeira edição de 2014 do ProUni (Programa Universidade para Todos), do Ministério da Educação, teve 1.259.285 inscritos para concorrer a bolsas de estudos em instituições particulares de ensino superior.

De acordo com o ministério, o número é o maior desde a criação do programa, em 2004. O recorde anterior havia acontecido em 2012, com 1.208.398 inscritos. Em 2013, o programa registrou 1.032.873 candidatos interessados.

O número de inscrições, superior ao de candidatos pelo fato de cada um poder fazer até duas opções de instituição e curso, chegou a 2.424.354. O balanço final foi divulgado neste sábado (18) pelo MEC.

Na segunda-feira (20), o órgão disponibilizará o resultado da primeira chamada. No dia 3 de fevereiro, quem não foi contemplado terá nova chance de acesso às bolsas, em uma segunda chamada. Ambas serão publicadas no site do programa.

Candidatos que não forem contemplados em nenhuma das duas chamadas poderão ficar em uma lista de espera. Este ano, no entanto, houve mudança no procedimento para manter o nome na lista. Agora, o estudante que quiser ser incluído terá de manifestar interesse pela internet e, em seguida, nas datas previstas em edital, levar a documentação à instituição de ensino na qual pretende estudar.

CONDIÇÕES

Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131,6 mil integrais e 60 mil parciais, em 25,9 mil cursos. Segundo o Ministério da Educação, a oferta cresceu 18% em relação ao primeiro semestre do ano passado.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar de até um salário mínimo e meio (R$ 1.086) por pessoa. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.181). Professores da rede pública da educação básica estão dispensados da comprovação de renda, mas concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura. Eles também devem estar no exercício efetivo da função e fazer parte do quadro permanente das escolas.

Além disso, os concorrentes a bolsas parciais têm acesso ainda aos benefícios do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil). O candidato pode custear os outros 50% da mensalidade, sem a necessidade de apresentação de fiador. Para isso, é necessário que a instituição para a qual foi selecionado tenha firmado termo de adesão ao Fies e ao Fgeduc (Fundo de Garantia de Operações de Crédito Educativo).


Endereço da página: