Folha de S. Paulo


Homem morre no Rio após tiroteio com policiais de UPP

Um homem morreu após ser baleado durante um confronto entre policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do morro Pavão-Pavãozinho, em Copacabana, na zona sul do Rio. A troca de tiros ocorreu na localidade Arlete, no Cantagalo, na noite de sexta-feira (18).

Segundo a assessoria da PM, o morto seria traficante e foi identificado como Petrick Costa dos Santos, de 21 anos. Ele portava uma pistola israelense de uso restrito, diz a polícia.

Santos chegou a ser socorrido no Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, onde passou por uma cirurgia, mas não resistiu e morreu na manhã deste sábado. Ele já havia sido autuado por posse ilegal de arma.

Em protesto, moradores do Cantagalo tentaram fechar uma rua de Ipanema, bairro vizinho, mas foram impedidos pela PM.

TIROTEIOS DESDE NOVEMBRO

Situada entre os bairros de Copacabana e Ipanema, dois dos principais destinos turísticos do Rio, a favela do Pavão-Pavãozinho vive uma rotina de tiroteios há pelo menos dois meses, segundo relatam moradores.

Na noite da última segunda-feira, traficantes e policiais da UPP trocaram tiros, assustando moradores da favela e das ruas do entorno.

Por volta das 20h, os policiais patrulhavam uma localidade na favela conhecida como Vietnã quando encontraram com um grupo de traficantes. Houve troca de tiros e os criminosos, de acordo com a PM, lançaram bombas de fabricação caseira contra os policiais, conseguindo fugir.

Mesmo com a UPP no local, moradores afirmam que a localidade conhecida como Vietnã foi retomada pelo tráfico entre outubro e novembro do ano passado, impedindo que PMs circulem na região.

A assessoria das UPPs nega a informação e afirma que os policiais têm domínio sobre o trecho no alto da favela.

"Todas as áreas dos morros do Pavão-pavãozinho e Cantagalo são patrulhadas diuturnamente por policiais", afirmou a Secretaria de Segurança.


Endereço da página: