Folha de S. Paulo


Quatro PMs são afastados após agressão ser flagrada em vídeo

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo informou na noite desta quarta-feira (15) que quatro policiais militares foram afastados para atuar em suas funções nas ruas. A decisão ocorreu após a divulgação de um vídeo no "Jornal Nacional", da TV Globo, em que um homem é agredido por um PM em Campinas (a 93 km da capital).

Segundo a pasta, a partir de hoje, os policiais passam a fazer apenas serviços administrativos na corporação e podem até ser expulsos. Um dos policiais investigados é um tenente.

De acordo com a SSP, o vídeo foi gravado no dia 30 de novembro de 2013. As imagens foram registradas quando os policiais militares abordaram um homem suspeito de fazer pichações na região.

Reprodução
Quatro policiais militares são afastados após divulgação de vídeo de agressão em Campinas (a 93 km de São Paulo)
Quatro policiais militares são afastados após divulgação de vídeo de agressão em Campinas (a 93 km de São Paulo)

Quando o vídeo começa, os PMs já haviam abordado o homem em frente a uma loja na região central do município. O suspeito aparece deitado de bruços, cercado por três policiais militares fardados.

Após receber ordem dos policiais, o homem se levanta com as mãos para trás. De pé, ele é jogado contra a porta de aço do comércio e depois agredido com quatro tapas fortes no rosto. O PM agressor chega a gritar com o homem para que ele tire a mão do rosto para que os golpes não sejam defendidos.

Em seguida, o PM questiona o homem "tá olhando o que?" e o derruba com uma rasteira.

A Secretaria da Segurança Pública informou que as imagens não têm ligação com a chacina que deixou 12 mortos entre a noite do último domingo e a madrugada de segunda-feira.


Endereço da página: