Folha de S. Paulo


Agora, sem-teto prometem 'rolezão' em dois shoppings de SP

Militantes sem-teto prometem fazer na tarde de amanhã um "rolezão popular" em dois shoppings da zona sul de São Paulo: Jardim Sul e Campo Limpo.

Segundo o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto), que organiza o evento, a expectativa é reunir 3.000 pessoas às 17h.

"[O 'rolezão'] é um protesto contra essa postura preconceituosa, que fecha shoppings para as pessoas da periferia", diz Jussara Basso, membro da coordenação do MTST.

Ela se refere ao evento conhecido como "rolezinho", quando jovens marcam encontros em shopping centers por meio das redes sociais.

Ao menos três shoppings da capital conseguiram liminares que proibiam encontros no último sábado. Quem participasse, poderia ser multado em até R$ 10 mil. As ações judiciais para impedi-los geram polêmica.

Quem é a favor diz que a manifestação leva medo aos demais frequentadores. Quem é contra alega que a medida é discriminatória e impede o direito de ir e vir.

No "rolezão" dos sem-teto devem participar moradores de ocupações da zona sul da cidade, como Faixa de Gaza e Nova Palestina.

No último dia 10, um protesto com 5.000 moradores da Nova Palestina, que fica no Jardim Ângela, fechou vias da zona e causaram trânsito na região.

O ato foi uma resposta a declarações do prefeito Fernando Haddad (PT), que defendeu a implantação de um parque na área onde está o acampamento.

Hoje, vai ocorrer uma reunião dos sem-teto com o secretário Relações Governamentais da prefeitura, João Antonio, para discutir alternativa aos moradores da Nova Palestina.


Endereço da página: