Folha de S. Paulo


Em 2000, 'rolê' de sem-teto ocupou shopping do Rio de Janeiro

Uma espécie de "rolezinho" ocorreu em 4 de agosto de 2000 no Rio. Em vez de jovens da periferia, 130 sem-teto, estudantes e punks foram ao shopping Rio Sul, em Botafogo, zona sul, "para passear".

Entraram em lojas, experimentaram roupas de grife e terminaram o passeio na praça de alimentação, onde comeram sanduíches de mortadela e o que mais havia em suas marmitas, trazidas de casa. Duas lojas chegaram a baixar as portas.

Confira a matéria publicada no ano 2000

Reprodução
Reprodução da edição do dia 05 de agosto de 2000 falando sobre um suposto
Reprodução da edição do dia 05 de agosto de 2000 sobre o suposto "rolezinho" no Rio; veja o Acervo Folha

Ao fim do passeio, a associação de shoppings informou que pediria à Justiça que os sem-teto fossem impedidos de entrar no local em um próximo evento do tipo, que não chegou a acontecer.

A Folha noticiou o fato em tempo real no site, com três notas curtas, e em meia página do jornal no dia seguinte. O título era: "Favelados e punks 'invadem' shopping".

Não houve saques ou furtos. A polícia negociou a saída dos sem-teto sem registros de uso de violência ou revistas.

O ato havia sido organizado por estudantes de direito da UFRJ, que queriam ver a reação dos clientes do shopping, além de protestar "contra o sistema capitalista, mostrando o contraste entre o consumo supérfluo e a fome".

O protesto teve a adesão maciça de uma comunidade do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) em Campo Grande, zona oeste do Rio, que chegaram ao shopping em dois ônibus fretados.


Endereço da página:

Links no texto: