Folha de S. Paulo


Em ato, alunos de universidades descredenciadas ganham apoio de reitores de federais

Pelo menos 700 alunos e funcionários da Universidade Gama Filho e do Centro UniverCidade, ambas descredenciadas pelo MEC (Ministério da Educação) na segunda-feira, fizeram um protesto na noite desta terça-feira (14) no centro do Rio.

Os manifestantes, que fecharam uma pista lateral da avenida Presidente Vargas, pedem que o MEC revogue o descredenciamento e intervenha nas instituições, que passam por problemas, como atrasos no pagamento de professores e funcionários desde que foram assumidas pelo Grupo Galileu.

Administradores repudiam descredenciamento da Gama Filho e UniverCidade pelo MEC
Universidade Gama Filho é descredenciada pelo Ministério da Educação

A luta dos alunos foi encorpada com a decisão dos reitores das universidades públicas do Rio, que se manifestaram em documento pela federalização das entidades privadas. "A expansão do ensino privado expôs a fragilidade do MEC em fiscalizar. O processo é falho, um convite à fraude", afirmou o deputado estadual Robson Leite (PT), que acompanha os estudantes na mobilização.

O que queremos é uma solução, ficamos com o segundo período de 2013 ainda em aberto", afirma o presidente do Centro Acadêmico da Engenharia da Gama Filho, Cristiano Wallas. "Era para você estar falando com um engenheiro agora, mas você não está", lamenta Wallas, que teve o sonho da formatura adiado pelos problemas na universidade.

Paulo Campos/Futura Press/Folhapress
Alunos das Universidade Gama Filho e UniverCidade realizam fazem protesto contra descredenciamento das instituições MEC, no Rio
Alunos das Universidade Gama Filho e UniverCidade realizam fazem protesto contra descredenciamento das instituições MEC, no Rio

O próximo ato de protesto deverá ocorrer na quinta-feira, às 16h, diante da sede do Ministério Público Federal. "Temos de fazer pressão. Uma ação do MP é necessária diante do que aconteceu nas instituições", concluiu Wallas.


Endereço da página:

Links no texto: