Folha de S. Paulo


Banhista disputa lugar com lixo nas areias de Guarujá, no litoral de SP

Algo destoa na paisagem de verão das praias de Guarujá, na Baixada Santista. Entre a areia e o mar, há de tudo: peixe morto, garrafa PET, embalagens plásticas, muitas bitucas de cigarro e até o solado de um tênis velho.

Durante dois dias, a Folha acompanhou banhistas na cidade e constatou que o lixo nas areias da praia é uma reclamação recorrente.

"Durante as férias é sempre assim, não tem jeito. A praia lota, e o lixo fica", reclama o administrador Leandro Corrêa, 38.

"Os funcionários da prefeitura até passam recolhendo o grosso do lixo. Mas sempre fica algo para trás", diz o engenheiro Marcelo Basso, 50.

Quem também reclama são os vendedores ambulantes e comerciantes locais.

Luiz Fernando Menezes/Folhapress
Banhistas caminham entre lixo nas areias das praias de Guarujá, no litoral de SP
Banhistas caminham entre lixo nas areias das praias de Guarujá, no litoral de SP

"Quando a gente chega para trabalhar, às 8h, nós é que temos que passar um rastelo aqui em volta. A prefeitura passa só uma vez por dia aqui", diz a vendedora de coco da praia das Pitangueiras, Inês Vieira, 35.

Segundo os comerciantes, a situação piora quando chove forte, como na tarde ontem, quando a reportagem esteve nas praias Pitangueiras, Pernambuco e Enseada.

Os canais que recolhem a água da chuva na cidade desembocam no mar levando também o lixo das ruas.

Na praia da Enseada, a que mais sofre com dejetos, os canais fluviais levaram muitas sacolas plásticas e garrafas PETs ao mar.

A Prefeitura de Guarujá afirmou, em nota, que a coleta de lixo na orla é realizada diariamente, durante a noite, e a varrição da faixa de areia, três vezes por dia. As equipes de limpeza foram reforçadas desde o segundo dia do ano.

O município pede a colaboração dos frequentadores para manter a limpeza das praias, jogando o lixo nas lixeiras do calçadão.


Endereço da página: