Folha de S. Paulo


Em menos de 17 horas, quatro PMs são assassinados em SP

Quatro policiais militares foram mortos por criminosos em São Paulo num intervalo de apenas cerca de 17 horas. A polícia investiga os crimes, mas, em princípio, não vê ligação entre os casos. os PMs estavam de folga e foram mortos tentando reagir a assaltos.

A primeira morte ocorreu às 7h de ontem quando o policial Marcus Vinícius de Oliveira Pereira, 32, foi abordado por bandidos quando seguia para o trabalho. Ele participava no policiamento de verão em Praia Grande. Ele estava acompanhado de uma policial.

De acordo com a polícia, três criminosos anunciaram o assalto. Pereira tentou prender os ladrões e houve troca de tiros. O policial recebeu dois tiros no peito. Um dos criminosos também foi atingindo e presos minutos depois no hospital. Um comparsa também foi preso. O outro estava foragido. A policial nada sofreu.

Outro crime ocorreu por volta das 11h40 de ontem em Campinas.

O PM Arrides Luiz dos Santos após reagir a um assalto a um posto de combustível.

Ele estava de folga e estava acompanhado da mulher. Ao ir ao caixa pagar pelo abastecimento, dois criminosos anunciar o roubo. Santos, que estava desarmado, tentou desarmar o criminoso, mas não conseguiu. O policial tentou, então, correr do crimino, mas acabou caindo. Foi então que sofreu o disparo na cabeça. Ele foi socorrido, mas não resistiu a ferimento. A morte deste policial pode ter provocado uma série de ataques a moradores da periferia de Campinas, que resultou no assassinato de 12 pessoas.

A terceira morte ocorreu por volta das 21h de ontem em Santo André.

Fredson Lousano Santos, 33, seguia com sua moto quando foi rendido por dois criminosos. Ele reagiu, matou um dos ladrões, mas acabou ferido e morreu momentos depois. O suspeito morto tinha 16 anos. O outro criminoso fugiu, levando a arma do policial.

A última morte ocorreu à 0h05 de hoje em Osasco. André Luís dos Santos Guarnieri também tentou reagir a um assalto e acabou levando dois tiros no peito.

Para o deputado major Olímpio Gomes (PDT), as mortes dos policias é preocupante. "Começamos muito mal o ano. Até agora, em 13 dias, foram nove policiais mortos. Em outubro de 2012, no auge dos ataques aos policiais, foram mortos 14 PMs", disse.


Endereço da página:

Links no texto: