Folha de S. Paulo


Alckmin diz que Corregedoria vai investigar possíveis excessos da PM em 'rolezinho'

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), disse nesta segunda-feira (13) que a Corregedoria da Polícia Militar vai apurar se os PMs que participaram da ocorrência do "rolezinho" no shopping Itaquera no sábado (11) cometeram abusos.

Alckmin afirmou que os policiais militares foram ao local porque havia uma decisão liminar (provisória) que impedia o encontro de jovens marcado pelas redes sociais. Segundo ele, os possíveis excessos não serão tolerados.

Depoimento: Em Itaquera, PM dizia a quem passava: 'Vou arrebentar você'
Vídeo mostra PMs agredindo jovens em 'rolezinho' dentro do shopping Itaquera
PM usa bombas e bala de borracha em 'rolezinho' em SP; dois são detidos
Enquete: Os "rolezinhos" nos shoppings paulistanos devem ser proibidos?

Um vídeo feito pela Folha durante o "rolezinho" mostra policiais militares usando cassetetes contra jovens dentro do shopping Itaquera, na zona leste de São Paulo. As imagens mostram um grupo de pessoas descendo uma das escadas rolantes do centro comercial quando um policial militar da Rocam (Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas) atinge as costas de um deles com um cassetete. Na sequência, outro PM também desfere golpes contra o grupo.

Veja vídeo

Acompanhe a programação da TV Folha pelo Facebook
Para ver este vídeo em alta definição ou em dispositivos móveis, clique aqui

Ao descer da escada rolante, um dos jovens ainda é agredido com um soco por um homem não identificado. Os policiais que estavam ao lado dele e presenciaram a agressão não reprimiram o ato.

Já há um novo encontro marcado para a próxima semana no mesmo local. Ao menos 600 pessoas já foram convidadas para se encontrar no shopping Itaquera no sábado (18), às 16h30.

INTIMADOS

Dez jovens serão intimados a comparecer à Justiça para explicar sua participação no "rolezinho".

Segundo a assessoria de imprensa do shopping, serão chamados dez jovens, todos maiores de idade, que foram notificados por um oficial de Justiça na tarde de ontem, quando entravam no centro comercial.

Os jovens deverão contar a sua versão dos fatos ao juiz, que analisará cada caso e decidirá se eles pagarão ou não a multa de R$ 10 mil, prevista na liminar.

Segundo o oficial de Justiça responsável por entregar as intimações, os rapazes que receberam o documento foram identificados pela Polícia Militar.

NO RIO

Um grupo que defende a extinção da Polícia Militar marcou, por meio do Facebook, um "rolezinho" no shopping Leblon, na zona sul do Rio, no próximo domingo (19).

O evento, dizem os organizadores, será em solidariedade aos participantes de eventos semelhantes em São Paulo, que vêm sendo proibidos pela Justiça e reprimidos com violência pela PM.

"Em apoio à galera de São Paulo, contra toda forma de opressão e discriminação aos pobres e negros, em especial contra a brutal e covarde ação diária da polícia militar no Brasil, seja nos shoppings, nas praias ou nas periferias", escreveram os criadores do evento, que até o início desta segunda-feira, já tinha quase 4.000 confirmações de presença e quase 45 mil convidados.


Endereço da página:

Links no texto: