Folha de S. Paulo


Ex-chefe do tráfico na Mangueira deixa presídio federal e retorna a Bangu 1

O traficante Alexander Mendes da Silva, conhecido como Polegar, chegou na madrugada deste sábado (11) ao presídio Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó, zona oeste do Rio.

Polegar estava preso na penitenciária federal de segurança máxima de Porto Velho (RO). A transferência foi determinada pela Justiça Federal de Rondônia.

Ex-chefe do tráfico de drogas no morro da Mangueira, na zona norte do Rio, ele foi capturado pela Polícia Federal em outubro de 2011 em Pedro Juan Caballero, no Paraguai. Naquela ocasião, foi levado para Bangu 1, mas o Tribunal de Justiça do Rio ordenou sua transferência para o presídio de Porto Velho.

Em 2009, Polegar deixou pela porta da frente a Casa do Albergado Crispim Ventino, em Benfica, zona norte do Rio. O bandido fora beneficiado com o regime aberto depois de cumprir um sexto da pena de 22 anos por tráfico e associação para o tráfico.

A decisão da Justiça Federal de Rondônia contraria o plano da Secretaria de Segurança Pública do Rio de manter o traficante longe do Estado.

Procurada pela Folha neste sábado, a Secretaria não quis se pronunciar.

Polegar foi um dos traficantes de drogas mais procurados do Rio. Após sua fuga de Benfica em 2009, o Disque-Denúncia oferecia R$ 2 mil de recompensa para quem informasse sobre o paradeiro do criminoso.


Endereço da página: