Folha de S. Paulo


Após mais um dia de calor, chuva coloca parte de SP em atenção

Após mais um dia de calor e temperaturas elevadas, o CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência), da prefeitura, colocou parte da cidade de São Paulo em estado de atenção no fim da tarde desta quinta-feira devido ao risco de alagamentos.

Por volta das 18h40, havia um ponto de alagamento na rua Chico Ponte (zona norte). O alagamento é intransitável, na altura do número 1.500. Havia ainda uma queda de árvore bloqueando uma faixa da pista expressa da marginal Tietê, na altura da ponte da Freguesia do Ó, no sentido Ayrton Senna.

O estado de atenção atingiu as zonas leste, norte e central, além da marginal Tietê. De acordo com o CGE, a chuva foi resultado do calor registrado mais cedo e da chegada de uma brisa marítima no decorrer da tarde. A precipitação já era forte em alguns pontos. O campo de Marte teve queda de granizo por volta das 17h50.

As chuvas mais fortes estavam na entre os bairros de Jaçanã, Tremembé, Vila Maria, vila Guilherme, Santana e parte da Casa Verde (zona norte). Já entre Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista e Itaim Paulista (na zona leste), a chuva era moderada.

A estação meteorológica do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), no Mirante de Santana (zona norte), chegou a registrar 32,6ºC hoje. Algumas estações do CGE, no entanto, registraram temperaturas ainda maiores, como em Penha (34,7ºC), Freguesia do Ó (33,4ºC) e Cidade Ademar (33,3ºC).

Para amanhã, o órgão aponta que o calor continua, com os termômetros podendo marcar mais de 34ºC. No final das tardes retornam as condições para chuvas na forma de pancadas, que podem apresentar pontos de maior intensidade com raios, rajadas de vento e potencial para alagamentos.

William Magalhães/Folhapress
Paulistanos curtem dia de sol e calor em piscina no Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo; temperaturas chegaram a 32,6ºC
Paulistanos curtem dia de sol e calor em piscina no Sesc Belenzinho, na zona leste de São Paulo; temperaturas chegaram a 32,6ºC

Endereço da página: