Folha de S. Paulo


Cardozo vai a São Luís discutir crise dos presídios com Roseana

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, embarca hoje para São Luís para discutir com a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, a crise no sistema penitenciário no Estado. Roseana aguarda o ministro às 17h.

Acompanharão o ministro na viagem Regina Miki, secretária de segurança pública, e Luiz Fabrício Neto, representante do Depen (Departamento Penitenciário Nacional).

Prisões brasileiras registram uma morte a cada dois dias
Só volto para o presídio de Pedrinhas morto, diz foragido no MA
Vídeo mostra ataque a ônibus que matou menina de 6 anos no MA
Em cadeia superlotada no MA, presos comem arroz e galinha crua

Nos últimos dias, foi registrada uma onda de ataques na capital maranhense que resultou em ao menos quatro ônibus incendiados. Em um dos ataques, a menina Ana Clara Santos Sousa, 6, teve 95% do corpo queimado e morreu na manhã de segunda-feira (6).

A ordem para atacar ônibus e delegacias que partiu de dentro do complexo de Pedrinhas, onde 62 presos morreram desde o ano passado e vídeo registrou cenas de violência e até decapitações, teria sido uma reação à intensificação da segurança no local, segundo fontes do governo maranhense.

Por conta da crise no Maranhão,o Ministério da Justiça decidiu prorrogar por mais dois meses a presença da Força Nacional nas unidades penitenciárias da região metropolitana de São Luís. Segundo a pasta, a prorrogação atende a pedido do governo local, que enfrenta uma onda de violência dentro e fora dos presídios do Estado.

Homens da tropa federal estão na capital maranhense desde 24 de outubro, para, principalmente, tentar evitar confrontos entre facções criminosas dentro das prisões. "A tarefa é fazer a intervenção necessária e dar apoio à direção dos presídios na manutenção da rotina do sistema prisional por conta de recentes rebeliões, informou o Ministério da Justiça.


Endereço da página:

Links no texto: