Folha de S. Paulo


Penitenciárias federais já receberam 22 detentos do Maranhão

O Ministério da Justiça informou na tarde desta terça-feira (7) que 22 presos já foram transferidos do Maranhão para penitenciárias federais.

Segundo a pasta, estão sendo disponibilizadas novas vagas para isolamento dos envolvidos nos ataques a ônibus e delegacias, que foram ordenados de dentro de uma prisão em São Luís.

Maranhão deve comandar solução nas prisões, diz ministra
'Preso transferido volta pior', diz secretário de Justiça do MA
Presos filmam decapitados em penitenciária no Maranhão; veja

"As áreas técnicas do Ministério da Justiça e do Estado do Maranhão estão organizando a retirada destes presos que ocorrerá em curto espaço de tempo", informou o ministério.

Apesar de ter aceito a oferta do governo federal, o secretário de Justiça e Administração Penitenciária do Maranhão, Sebastião Uchoa, disse não acreditar que a transferência de detentos para presídios federais é suficiente para resolver a crise de segurança pública enfrentada pelo Estado.

Em entrevista à Rádio Bandeirantes, ele disse que a transferência de líderes de facções para os presídios federais precisa ser criteriosa e que, em casos semelhantes, os detentos voltam "piores" ao Estado de origem. "[O preso] volta mais perigoso, se achando o máximo porque puxou cadeia federal. Historicamente não tem sido muito bom esse negócio de transferir", afirmou.

O governo maranhense reclama ainda que o Ministério da Justiça cancelou em junho do ano passado o repasse de cerca de R$ 20 milhões para construir duas cadeias no Estado, apesar de ter atendido a todas as exigências do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), vinculado à pasta.

Em resposta, o ministério afirma que o dinheiro "foi recolhido por inexecução da obra no prazo de 18 meses". "Isso ocorreu porque os projetos apresentados não foram aprovados pela área técnica do Depen por não cumprirem as exigências legais", disse a pasta.

O governo federal divulgou nesta terça que entre 2003 e 2013 foram investidos cerca de R$ 55 milhões na construção de sete unidades e na melhoria do sistema prisional maranhense.


Endereço da página:

Links no texto: