Folha de S. Paulo


Balsas com fogos para a festa da virada se deslocam para Copacabana

As onze balsas que servirão de base para os fogos de artifício da festa da virada de ano em Copacabana já deixaram a Ilha do Governador, onde foram preparadas, e se deslocam para a praia da zona sul da cidade do Rio de Janeiro. A Capitania dos Portos, vinculada à Marinha, acompanha o trabalho, por meio de um helicóptero.

De acordo com a assessoria de imprensa da capitania, a previsão é que todas as balsas estejam posicionadas em Copacabana no início da tarde. Logo depois que as balsas forem posicionadas, os militares farão um sobrevoo de helicóptero para verificar se as embarcações estão nos locais determinados.

As balsas carregam 24 toneladas de fogos, que garantirão 16 minutos de espetáculo. Neste ano, a novidade é a queima de 100 fogos de artifício em formato de coração. Sons de beijos nas caixas de som vão estimular que as pessoas se beijem.

BLOQUEIOS

A Prefeitura do Rio iniciou por volta das 7h de hoje os bloqueios de tráfego em Copacabana. Já está interditada para o trânsito de veículos a pista da avenida Atlântica próxima à orla, que é normalmente usada em domingos e feriados como área de lazer.

A pista perto das edificações, que normalmente tem mão direcionada para Ipanema, foi revertida para o sentido Leme. Copacabana será totalmente fechada para veículos a partir das 18h. Ônibus poderão circular até as 22h.

O bairro só será reaberto para carros às 5h de amanhã (1°). Dois milhões de pessoas são esperadas para a festa. Depois do evento, será possível embarcar nos ônibus em um dos pontos ao longo da Enseada de Botafogo, Lagoa e Rua Prudente de Morais (em Ipanema).

POLICIAMENTO

A festa da virada do ano terá a segurança reforçada por 1.522 policiais militares. Pelo menos 150 deles estarão posicionados em 30 torres de observação instaladas na orla.

O policiamento será feito a pé, com motos e a cavalo. Três helicópteros do Grupamento Aeromóvel da Polícia Militar sobrevoarão a área. Os 25 pontos de bloqueio de tráfego de Copacabana e a estação de metrô da Cardeal Arcoverde serão policiados por 80 integrantes do Batalhão de Choque e do Batalhão de Ações com Cães.

Além de policiais militares, haverá a presença de quase mil guardas municipais e agentes de trânsito da prefeitura.


Endereço da página: