Folha de S. Paulo


Réveillon em São Paulo terá festa 'família' no parque Ibirapuera

Quem vai passar a virada do ano em São Paulo conta com uma opção inédita e mais "família" de local para festejar: o parque Ibirapuera.

O espaço na zona sul, bastante conhecido pelos paulistanos que buscam área verde nos fins de semana, vai abrigar um evento de Ano-Novo pela primeira vez hoje.

Tradicional festa na av. Paulista tem atrações do samba ao sertanejo; confira
Rio usará sons de beijo durante fogos na virada para estimular 'beijaço'

A ideia é fazer uma festa menor e mais comportada -e sem álcool- do que a tradicional comemoração da avenida Paulista.

O consumo de bebidas alcoólicas, apesar de permitido, é desencorajado. Não será vendido álcool no espaço.

Além disso, está proibido entrar no parque com garrafas de vidro -como as de espumantes.

A Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, que organiza o evento, espera um público pequeno, algo entre 5.000 e 10.000 pessoas.

Avener Prado/Folhapress
Montagem do palco para show da virada no Parque do Ibirapuera; esse é o primeiro ano que o parque realiza festa de Réveillon
Montagem do palco para show da virada no Parque do Ibirapuera; esse é o primeiro ano que o parque realiza festa de Réveillon

Para se ter uma ideia do que isso significa, em um fim de semana normal, de 150 mil a 180 mil pessoas vão ao parque, segundo a pasta.

Além de pequena, a festa termina cedo: todos devem ir embora antes da 1h do dia 1º, quando os portões se fecham.

A maior atração musical será o conjunto Demônios da Garoa, que iniciou suas atividades há 70 anos. São eles que comandarão a contagem regressiva para 2014.

"A programação é para um público mais velho do que o da avenida Paulista. É uma proposta de Réveillon familiar", diz Milton Persoli, diretor da secretaria.

"O nosso também é para a família. É para chamar a família, pai, mãe, avó", rebate Ítalo Cardoso, diretor da SPTuris, empresa responsável pelo evento mais tradicional, na Paulista.

De acordo com ele, cerca de 2 milhões são esperados para a festa do Ano-Novo, que acontece pela 17ª vez lá.

A banda de rock NXZero é a grande atração. Além deles, haverá Sampa Crew, Fernando e Sorocaba, Supla, Paulo Ricardo e outros.

Apesar do tema da festa ser a comemoração dos 460 anos de São Paulo, também irá se comemorar a Copa, cuja abertura acontece no Itaquerão, na zona leste.

Além das apresentações musicais, o Réveillon na Paulista também terá projeções de imagens nos edifícios e 15 minutos de fogos de artifício.

pelo país

Em Florianópolis, a promessa é de um Ano-Novo "mais longo".

A previsão é que o show pirotécnico após a virada se estenda por 20 minutos, dois a mais que no último ano -para comparar, a queima de fogos em Copacabana, no Rio, uma das mais famosos do país, terá 16 minutos.

Serão 17 toneladas de fogos distribuídos em sete balsas e na ponte Hercílio Luz, um dos principais cartões-postais da cidade.

Um telão, instalado na fachada do hotel Majestic vai acompanhar a contagem regressiva. Por meio de hashtags, turistas também poderão enviar mensagens de boas festas -que serão exibidas para a multidão.

A festa também deve contar com dois palcos na avenida Beira-Mar norte e continental, com shows do cantor Daniel, DJs e outras atrações.

Na contramão da contagem regressiva, Salvador já comemora o Réveillon. Quatro dias de shows marcam a passagem do ano por lá.

O evento começou no domingo e segue até o dia 1º.

Entre as principais atrações estão os shows de Caetano Veloso, Gilberto Gil e Gal Costa, programados para a noite da virada.

A festa é realizada na praça Cayru, em frente ao Mercado Modelo e ao Elevador Lacerda -dois dos principais pontos turísticos da cidade.


Endereço da página:

Links no texto: