Folha de S. Paulo


Dois corpos são encontrados em cidade mineira que Dilma sobrevoou

Dois corpos foram resgatados no começo da tarde desta sexta-feira (27) pelo Corpo de Bombeiros em Virgolândia, atingida na noite passada por uma tromba d´água.

A pequena cidade do leste mineiro foi uma das que a presidente Dilma Rousseff sobrevoou pela manhã. Uma terceira pessoa está desaparecida na cidade, segundo o Corpo de Bombeiros.

Governo gastou pouco mais da metade do previsto contra chuvas, diz ONG

A forte chuva que atingiu o município no início da noite de quinta-feira (26) causou o transbordamento do córrego do Palmital. Casas e estabelecimentos comerciais foram inundados. O fornecimento de água potável foi cortado. Distante 357 km de Belo Horizonte, a cidade tem população de 5.590 habitantes.

Segundo o comando de operações dos Bombeiros, os corpos resgatados não foram identificados.

Até as 17h30, a Defesa Civil estadual não tinha contabilizado as duas mortes em Virgolândia.

O boletim divulgado no começo da tarde somava 18 mortes em todo o atual período chuvoso e 60 pessoas feridas. Há 6.959 pessoas desalojadas e 2.460 desabrigadas. As cidades que decretaram situação de emergência são 42.

AJUDA

A presidente Dilma Rousseff anunciou ações e recursos para os municípios atingidos pelas chuvas. A presidente não falou em valores, mas afirmou que todos os municípios que decretaram estado de calamidade pública, em Minas e no Espírito Santo, receberão um cartão da Defesa Civil nacional.

"Será um cartão sem limites de gastos, mas tudo o que for adquirido com esse cartão estará sendo monitorado pelo governo. Toda compra realizada será informada on-line ao órgão responsável. Não tem limites, mas será fiscalizado em tempo real", afirmou a presidente.

No Espírito Santo, a Defesa Civil contabiliza 23 pessoas mortas por conta das chuvas, além de 60 mil pessoas em casas de parentes ou abrigos. A Defesa Civil estadual chegou a divulgar ter achado 27 corpos, mas depois se corrigiu e atribuiu a falha à dificuldade de comunicação.


Endereço da página:

Links no texto: