Folha de S. Paulo


Após morte de criança, novo tiroteio deixa um morto em favela no Rio

Horas após a morte da menina Maria Eduarda Ribeiro, 12, uma nova troca de tiros deixou um suspeito morto na noite de segunda-feira (23) na favela Para-Pedro, no bairro Colégio, zona norte do Rio. Segundo o comandante do 41º Batalhão da Polícia Militar de Irajá, tenente-coronel Luiz Carlos Leal, traficantes da facção criminosa Comando Vermelho tentam ocupar a comunidade mesmo com a presença da polícia.

"Estamos levantando informações de agressões desses traficantes a moradores, mesmo com a favela ocupada pela polícia. Não vou tirar os policiais, nem vamos permitir a invasão desses criminosos", afirmou Leal.

Menina de 12 anos morre baleada em tiroteio entre PMs e traficantes no Rio

O nome do suspeito morto não foi divulgado. A polícia faz buscas nesta terça-feira para localizar o traficante Carlos Henrique Corrêa, conhecido como Toulon ou Josiel. Ele é apontado como chefe da quadrilha que tenta invadir a favela, que ainda concentra traficantes da facção Terceiro Comando Puro.

Na manhã de ontem, a menina Maria Eduarda Ribeiro foi morta com um tiro na cabeça enquanto assistia TV no sofá de casa, na favela Para-Pedro. Dois parentes da criança, um tio e um menino de 7 anos, também ficaram feridos por estilhaços.

O enterro da menina está previsto para acontecer nesta terça-feira no cemitério do Irajá, zona norte. A suspeita é que a jovem tenha sido morta por um tiro de fuzil, arma utilizada, na ocasião, por PMs.

PROTESTOS

Logo após a morte da menina, moradores colocaram fogo em um ônibus em protesto e bloquearam a estrada do Colégio, além da avenida Martin Luther King. Ninguém ficou ferido.

Mãe do menino ferido com estilhaços, Vanessa Soares da Silva acusa os policiais de terem atirado sem critério.

"Eu estava no momento. Os policiais vieram e atiraram. Não tinha bandido, não tinha traficante na minha casa", disse.

"A gente começou a gritar 'assassino', e eles saíram correndo", afirmou a mãe do menino ferido.

O tiroteio aconteceu no momento da troca de equipes da PM na comunidade –ocupada pela polícia desde o último dia 14 para evitar tiroteios entre facções rivais por disputa de território.

Criminosos do Comando Vermelho tentavam invadir com frequência a área dominada por traficantes do Terceiro Comando Puro.

Quatro pessoas morreram na comunidade na semana passada.

Em nota, a PM informou que o confronto teve início quando três PMs localizaram criminosos na região conhecida como Santinho, onde fica a casa de Maria Eduarda.

"Lamentavelmente a menina foi atingida no confronto. Tentamos socorrê-la, mas ela não sobreviveu. Os três policiais que participaram da troca de tiros já deixaram as armas [para perícia] e prestaram depoimento", disse o comandante do 41º Batalhão da Polícia Militar de Irajá.


Endereço da página:

Links no texto: