Folha de S. Paulo


Pagamento eletrônico já está em 62% dos shoppings de São Paulo

Por falta de tempo ou de paciência, cada vez mais paulistanos buscam fugir das longas e chatas filas para pagar o estacionamento do shopping aderindo ao sistema de pagamento eletrônico, antes usado somente nas praças de pedágios de estradas.

Hoje, 33 dos 53 centros de compra da cidade (62%) possuem o sistema, que também está presente nos estacionamentos de aeroportos, da Sala São Paulo, além da Garagem Clínicas e Trianon.

Mais de 50% dos motoristas já usam pedágio eletrônico em São Paulo
Quatro empresas oferecerão o serviço a partir do ano que vem no Estado

Em alguns shoppings, como o Iguatemi (zona oeste), o público "sem estresse" representa quase a metade dos frequentadores do local (48%) –em 2010, o percentual era de 39%.

E já há quem busque o serviço para usar prioritariamente nesses locais.

É o caso da fisioterapeuta Paula Cristina Gissoni Meira, 29, que vai ao shopping ao menos três vezes por semana para almoçar e ir ao banco. Foi justamente pela frequência que usa o estacionamento que aderiu ao serviço. "Prefiro pagar caro pelo meu conforto."

O valor da mensalidade nos planos pós-pago varia de R$ 8,41 a R$ 13,05, mais a taxa de adesão.

Há quem prefira o serviço apenas para ficar livre de se preocupar com aquele papelzinho que insiste em desaparecer do bolso. Às vezes, definitivamente.

"Quando meu marido perdeu o ticket, tivemos que ficar pelo menos mais 20 minutos no shopping, apresentando documentos e preenchendo cadastro. Foi um 'pega pra capar', um culpando o outro", conta a psicóloga Luana de Souza Moreno, 29. Hoje, não há mais discussão, pelo menos não por esse motivo, diz ela.

A MultiPark, responsável por cinco estacionamentos de shoppings na cidade, diz que o uso desse sistema cresceu 17% no último ano. Segundo a empresa, atualmente 35% de seus clientes optam por não enfrentar as filas dos guichês de cobrança –mesmo percentual de clientes do MorumbiShopping, que foi o primeiro a aderir ao serviço na cidade.

Nesses estacionamentos, o sistema cobra o valor conforme o tempo em que o veículo permaneceu no local.

Para atrair o público, as empresas oferecem atrativos como instalação do aparelho em postos de gasolina, planos pré-pago e até descontos em combustível.

De acordo com a empresa Sem Parar, primeira do ramo em São Paulo e que concentra a maior parte dos usuários, 70% de seus clientes utilizam o serviço nas cidades, além de rodovias.

Outras duas empresas atuam no Estado, mas apenas a ConectCar concorre com o Sem Parar nos centros urbanos. A Auto Expresso concentra seu serviço nas praças de pedágio de algumas rodovias.

Estacionamentos com sistema eletrônico de pagamento na capital paulista
Sala São Paulo Boavista Shopping
INSPER Shopping Metrô Itaquera
FAAP Shopping Center Norte*
Garagem Clínicas Shopping Lar Center*
Garagem Trianon Mooca Plaza Shopping*
Spazio JK Shopping JK Iguatemi
Estacionamento IBM Shopping D
Brascan Century Corporate Shopping Center Penha
Aeroporto de Congonhas Shopping Morumbi
Shopping SP Market* Shopping Villa Lobos*
Shopping Anália Franco Shopping Eldorado
Bourbon Shopping Shopping Jardim Sul*
Shopping Metrô Tatuapé Shopping Metrô Santa Cruz*
Shopping Plaza Sul Shopping Cidade Jardim
Shopping Pátio Higienópolis West Plaza
Raposo Shopping Shopping Vila Olímpia
Santana Parque Shopping Iguatemi
D&D Shopping Shopping Pátio Paulista
Shopping Ibirapuera Shopping Metrô Tucuruvi
Shopping Center 3 Shopping Market Place
Metrô Boulevard Tatuapé Shopping Fiesta**

Todos os estabelecimentos acima, com exceção do Shopping Fiesta, possuem o serviço da empresa Sem Parar

* Serviço oferecido pela ConectCar e Sem Parar

** Serviço oferecido apenas pela ConectCar


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