Folha de S. Paulo


Grafite da dupla Osgemeos em viaduto é apagado pela prefeitura

Um grafite feito pela dupla Osgemeos no domingo em um dos pilares de um viaduto na Lagoa, zona sul do Rio, foi apagado ontem pela Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana).

Dois outros grafites, em um viaduto e na entrada de um túnel em Botafogo (zona sul), permaneciam no local até o final da tarde de ontem.

Os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, Osgemeos, formam uma dupla valorizada no mercado internacional de arte. Já expuseram suas obras no CCBB do Rio e preparam uma exposição com trabalhos inéditos para 2014 em São Paulo.

Uma tela dos artistas medindo 2m por 1,80m custa em torno de US$ 100 mil.

A dupla costuma grafitar muros em São Paulo, mas suas intervenções no Rio são raras. No domingo, pouco depois de grafitar o viaduto, a dupla postou uma foto da obra e a frase "de passagem".

Ontem, Otávio e Gustavo colocaram uma foto de agentes da Comlurb apagando o trabalho com o comentário: "não durou uma semana. Não para uma cidade cinza".

A Prefeitura informou que a orientação dada aos garis da Comlurb é que pichações devem ser removidas, mas grafites têm que ser preservados.

De acordo com a Prefeitura, houve um erro e o prefeito Eduardo Paes ligou para a dupla para pedir desculpas e garantir que os outros dois trabalhos serão mantidos.

Depois de apagado o grafite, o pilar voltou a ser pintado de cinza.

Reprodução/Instagram/Osgemeos
Funcionários da prefeitura apagam grafrite da dupla Osgemeos no Rio de Janeiro
Funcionários da prefeitura apagam grafrite da dupla Osgemeos no Rio de Janeiro

Endereço da página: