Folha de S. Paulo


Estudo de Jaime Lerner propõe corredor de ônibus da Paulista a Congonhas

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner elaborou um estudo que propõe uma reformulação dos corredores de ônibus de São Paulo e a criação de novas pistas exclusivas, entre elas uma ligando a avenida Paulista ao aeroporto de Congonhas.

Lerner foi prefeito de Curitiba (1971-75, 1979-83 e 1989-92), governador do Paraná (1995-2002), e um dos responsáveis pela criação do sistema de transporte curitibano, que lhe rendeu prêmios internacionais.

O estudo foi encomendada pelo SP-Urbanuss (sindicato das empresas de ônibus) e será apresentada nesta quinta-feira (19) na reunião do Conselho Municipal de Transporte e Trânsito como uma colaboração ao Plano de Mobilidade Urbana, em fase de elaboração.

O documento, ao qual a Folha teve acesso, propõe reformas em seis corredores existentes (Rebouças, Nove de Julho, Ibirapuera, Paes de Barros, Inajar de Souza e Pirituba) e a criação de outros cinco (23 de Maio, Paulista-Congonhas e três interbairros). Também há propostas para o Expresso Tiradentes e a avenida Celso Garcia.

Todos os corredores deverão ser dotados de pontos de embarque com pagamento antecipado, área de ultrapassagem, estações de transferência e intermediárias, além de terminais. A proposta também prevê linhas comuns e expressas.

"As linhas diretas, com paradas apenas nas estações de transferência, deverão atrair cerca de 40% da demanda, economizando tempo de viagem. A proposta permite uma reacomodação da demanda, ao criar novas alternativas de deslocamento da população, e evita a concentração desnecessária de passageiros na área central", diz o estudo.

No documento, o corredor 23 de Maio faria a ligação de Santana ao Grajaú, passando pelo corredor norte-sul. O projeto é semelhante ao desenvolvido pela gestão Fernando Haddad (PT). Já o Paulista-Congonhas sairia da Consolação, passaria pelas avenidas Paulista e 23 de Maio, chegando ao aeroporto de Congonhas. Os ônibus fariam esse percurso em cerca de 15 minutos.

Os corredores interbairros 1 e 2 formariam dois grandes anéis em torno do centro. O primeiro, de 28 km, percorre vias como a avenida Brasil, Borges Lagoa, Tereza Cristina, Bresser, Cachoeira, Estado, Sumaré e Henrique Schaumann.

O segundo, de 52 km, a avenida dos Bandeirantes, Tancredo Neves, Juntas Provisórias, Luiz Ignácio de Anhaia Mello, Salim Farah Maluf, Maria Cândida, Brás Leme, Nossa Senhora da Lapa, São Guálter e Faria Lima.

O terceiro corredor interbairros, com 30 km, faria uma ligação entre as zonas leste, sul e oeste, desde a região da Penha, passando pelo Carrão, Vila Prudente, Sacomã, Jabaquara até Santo Amaro.

Pelos cálculos de Lerner, seriam necessários investimentos de R$ 394 milhões do poder público e de R$ 1,258 bilhão da iniciativa privada para a execução do plano.


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