Folha de S. Paulo


Índio é imobilizado por bombeiros e retirado de árvore no Rio

Após mais de 24 horas em protesto numa árvore, o índio José Urutau, da tribo Guajajara, foi imobilizado por bombeiros e retirado à força, no final da manhã desta terça-feira, no terreno do antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio.

Quatro bombeiros participaram da ação com apoio de policiais militares do Batalhão de Choque, que cerca a área desde ontem. Para o advogado do índio, Arão da Providência, o Corpo de Bombeiros agiu arbitrariamente.

"Ele não queria descer. Foi preso depois de ter uma corda amarrada ao pescoço, receber uma gravata e ser imobilizado", disse o advogado.

A polícia reagiu quando o advogado e os manifestantes se aproximaram para saber informações sobre o Urutau. O índio foi levado para o Hospital Municipal Souza Aguiar, no centro.

"Ele está debilitado, mas aparentemente bem. É lamentável que o Corpo de Bombeiros esteja agindo dessa forma, interferindo nos movimentos de disputa de território para ajudar o governador", afirmou Arão da Providência.

Urutau foi retirado da árvores e levado para dentro do antigo museu. Em seguida, saiu em uma ambulância que aguardava na parte da frente do espaço. Manifestantes e jornalistas que correram para falar com o índio foram atingidos por spray de pimenta.

Daniel Marenco - 16.dez.2013/Folhapress
O indígena Urutau, da tribo Guajajara, resistiu mais de 24 horas em cima de uma árvore no Rio
O indígena Urutau, da tribo Guajajara, resistiu mais de 24 horas em cima de uma árvore no Rio

Endereço da página: