Folha de S. Paulo


PM detém 23 após denúncias de arrastão e cerca shopping na Grande SP

A PM deteve 23 pessoas para averiguação no shopping Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo, após lojistas do centro comercial terem acionado a polícia com denúncias de roubo, por volta das 19h50 deste sábado. Entre os detidos estavam três adolescentes.

O grupo (o número inicialmente informado pela polícia era de 15 pessoas) chegou ao DP por volta das 21h15, segundo um funcionário da delegacia.

O primeiro a ligar para o 190 foi um funcionário da loja de calçados Besni, diz a PM. Diversos outros comerciantes chamaram a polícia, mas o órgão não quis divulgar um número exato. Por volta de 15 carros da polícia faziam o cerco do centro comercial por volta das 21h.

Reprodução/Twitter.com/oiyobs
Jovens detidos no shopping Internacional de Guarulhos por denúncias de arrastão
Jovens detidos no shopping Internacional de Guarulhos por denúncias de arrastão

Informações apontam que os jovens haviam se organizado por meio do Facebook, página em que foi criado um evento intitulado "Encontro no Shopping Internacional de Guarulhos", para o qual mais de 6.000 pessoas confirmaram presença.

Na descrição do encontro, que diz que os objetivos do encontro são paquerar, tirar fotos e conhecer gente nova, os coordenadores escrevem: "Se for para roubar, pode esquecer, porque tem muito segurança."

A área do shopping é atendida pelo 5º DP de Guarulhos (Gopoúva), mas, como está fora de expediente, os menores foram encaminhados ao 2º DP (Vila Galvão), explicou um policial civil da cidade.

Em nota, o Internacional Shopping Guarulhos informou que houve princípio de tumulto na praça de alimentação, mas o grupo foi dispersado pela Guarda Civil Metropolitana e pela Polícia Militar, que estavam nas imediações por medida preventiva de segurança.

O shopping afirma que não houve feridos e nem roubos e informa que "adota todas medidas para garantir a segurança de clientes e lojistas como: equipe treinada, vigilância 24 horas e câmeras de segurança e que funcionará normalmente neste domingo, tendo também funcionado ininterruptamente no sábado."

Nas redes sociais, internautas relatam ter presenciado correria. O usuário do Twitter Pedro Mezgravis postou uma foto do policiamento, e escreveu: "Houve um arrastão. Muita polícia na porta."

Há outros eventos do tipo, que ganharam o apelido de "rolezinhos", agendados para o sábado e o domingo da próxima semana, dias 21 e 22. O do sábado está marcado para o mesmo shopping Internacional.

No sábado passado (7), cerca de 6.000 jovens foram a um encontro do tipo no shopping Itaquera, na zona leste paulistana, e houve confusão.


Endereço da página:

Links no texto: