Folha de S. Paulo


MP lança cartilha sobre violência doméstica em espanhol para mulheres imigrantes

O MP (Ministério Público) paulista lançou uma cartilha destinada a mulheres imigrantes, com informações sobre a lei Maria da Penha e orientações sobre os direitos das mulheres que sofrem agressões.

A publicação "Mujer da Vuelta la Página" é uma versão em espanhol da cartilha "Mulher, Vire a Página", criada em 2012. A iniciativa partiu da percepção de um aumento expressivo dos casos de violência contra estrangeiras de origem latina que vivem em São Paulo, especialmente, bolivianas.

Foram impressas 10 mil cartilhas que serão distribuídas pelo Gevid (Grupo de Enfrentamento à Violência Doméstica), do MP, e pelo Cami (Centro de Apoio ao Migrante), por meio de uma rede de parceiros no país.

Na cartilha, as mulheres encontram endereços e telefones dos serviços que compõem a rede de atendimento de apoio, como centros de referência e delegacias de Defesa da Mulher.

"As mulheres bolivianas, além da vulnerabilidade em razão do gênero feminino, enfrentam a dificuldade com o idioma, com a nova cultura e com o olhar de indiferença da própria sociedade", afirma a promotora Silvia Chakian de Toledo Santos, coordenadora do Gevid.

Entre 2000 e 2010, o número de bolivianos que moram na capital paulista passou de 6.578 para 17.960, conforme dados do último censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O levantamento considera apenas imigrantes vivendo em condições legais.


Endereço da página:

Links no texto: