Folha de S. Paulo


Haddad anuncia criação do Bilhete Único semanal em São Paulo

Duas semanas após o início do Bilhete Único Mensal, o prefeito Fernando Haddad (PT) disse que vai implantar a modalidade semanal até o primeiro trimestre de 2014.

O novo bilhete permitirá viagens ilimitadas de ônibus, metrô ou trens por sete dias.

A tarifa semanal ainda não foi estipulada. Haddad, porém, disse que deverá ser um quarto do bilhete mensal --"ou um pouco menos".

Como a tarifa mensal é de R$ 140 para uso só em ônibus ou só em trilhos (Metrô e CPTM) e de R$ 230 para os dois integrados, o novo bilhete poderá custará próximo de R$ 35 ou R$ 57,50 (integrado).

"Nós vamos aguardar o [bilhete] mensal para verificar se as empresas que usam vale-transporte compram o bilhete para seus funcionários. Na sequência, entre dois e três meses, nós vamos lançar o [bilhete] semanal", disse.

Promessa de campanha de Haddad, os bilhetes mensal e semanal são uma aposta do petista para tentar reverter a queda de popularidade.

Pesquisa Datafolha mostrou que ele tinha só 18% de aprovação entre os paulistanos --e reprovação similar à de seus antecessores Celso Pitta e Gilberto Kassab (PSD) quando estavam no fim do primeiro ano na prefeitura.

Haddad também já havia prometido manter a tarifa congelada em R$ 3 no ano que vem. Com isso, os subsídios para custear a passagem devem saltar de R$ 1,2 bilhão para R$ 1,6 bilhão por ano.

EMPRESAS

A prefeitura calcula que a tarifa mensal compensa financeiramente para 862 mil usuários, que hoje gastam mais do que as tarifas vigentes. Desses, 63% recebem vale-transporte de empresas.

Haddad espera que sindicatos passem a pressionar empresários para que comprem os créditos mensais como forma de aumentar os benefícios dos trabalhadores.

Até hoje, 88 mil cartões haviam sido emitidos e 57,6 mil usuários haviam comprado os créditos mensais.

Para usar o bilhete mensal, é necessário fazer cadastro pela internet, com foto, e retirar o cartão em um posto.

Haddad afirmou nesta sexta-feira (13) que o bilhete semanal é para aquele trabalhador que não sabe se vai precisar do bilhete por 30 dias, mas quer ter uma vantagem em relação à passagem unitária. A modalidade diária, que também integra a meta da gestão, "ainda está em estudo", disse.

A prefeitura estuda a possibilidade de liberar os bilhetes semanal e diário no cartão comum do Bilhete Único. A avaliação é que essas modalidades são atrativas para usuários eventuais, como turistas, que não têm interesse em se cadastrar e esperar o cartão.


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